domingo, 23 de fevereiro de 2020

Sikorsky recebe contrato de US$ 470 milhões para o Marine One

O protótipo do Sikorsky VH-92A em fase de testes, no jardim da Casa Branca
O Departamento de Defesa dos EUA divulgou que a Sikorsky, subsidiária da Lockheed Martin, recebeu um contrato no valor de US$470,8 milhões para construir seis helicópteros VH-92A.
Este contrato faz parte do programa orçado em US$1,24 bilhão para equipar o Corpo de Fuzileiros Navais com 23 aeronaves para uso do presidente dos Estados Unidos, os famosos Marine One.

Marine One é a identificação de chamada (call sign) para qualquer aeronave do U.S. Marine Corps  que esteja transportando o presidente americano. Na maioria dos casos trata-se de um helicóptero operado pelo Marine Helicopter Squadron One (HMX-1) “Nighthawks”, consistindo no Sikorsky VH-3D Sea King e no Sikorsky VH-60N “White Hawks”.

A primeira vez que um helicóptero dos Fuzileiros Navais foi usado para transportar um presidente dos Estados Unidos foi em 1957, no governo do Presidente Dwight D. Eisenhower. Era um Bell UH-13J Sioux.

Presidente Ronald Reagan e a primeira-dama no Marine One.
Os atuais Sikorsky VH-3D Sea King entraram em operação nesta missão em 1978 e os VH-60N White Hawk em 1987.

Sikorsky VH-3D Sea King Marine One.
Sikorsky VH-60N White Hawk Marine One
Os Fuzileiros Navais começaram a procurar um substituto para os Marine One desde 2002, mas o programa foi cancelado duas vezes, pelos elevados custos previstos para desenvolver um protótipo.

Finalmente em 2013 o Departamento de Defesa desistiu do projeto de um helicóptero totalmente novo e permitiu aos concorrentes usarem uma plataforma já existente para desenvolver o novo helicóptero presidencial. Entretanto todos os outros concorrentes desistiram, inclusive a Northrop Grumman-AugustaWestland e a Bell-Boeing.

A Sikorsky já havia iniciado uma parceria com a Lockheed Martin e informou que usaria o o Sikorsky S-92 como plataforma para desenvolver a nova aeronave.

Sikorsky S-92 em operação de apoio na produção de petróleo no mar, no Brasil.
Em 2014 a Marinha dos EUA concedeu um contrato inicial à Sikorsky Aircraft, para desenvolver o protótipo.

O primeiro VH-92A fez o voo inaugural em julho de 2017 e foi testado pelos Fuzileiros Navais, desde então, tendo sido aprovado.

O VH-92A fazendo testes de pouso/decolagem no gramado sul da
Casa Branca em 2018.
O primeiro lote de 6 aeronaves VH-92A serão entregues pela Sikorsky até 2022 e os demais até 2023.

Nas viagens presidenciais fora da área de Washington, DC, os Marine One são transportados por aviões de transporte da U.S.Air Force (C-17 Globemaster ou C-5 Galaxy).

Um Sikorsky VH-60N sendo embarcado em um C-17 Globemaster da USAF
A Sikorsky Aircraft foi fundada em 1923 pelo russo-americano Igor Sikorsky, considerado o pai da aviação de asas rotativas, em Roosevelt Field, New York. Em 1929 a empresa mudou-se para Stratford, Connecticut e foi incorporada pela United Technologies Corporation.

Em 2015 a Sikorsky foi vendida para a Lockheed Martin.

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