O protótipo do Sikorsky VH-92A em fase de testes, no jardim da Casa Branca |
Este contrato faz parte do programa orçado em US$1,24 bilhão
para equipar o Corpo de Fuzileiros Navais com 23 aeronaves para uso do
presidente dos Estados Unidos, os famosos Marine One.
Marine One é a identificação de chamada (call sign) para
qualquer aeronave do U.S. Marine Corps que esteja transportando o presidente
americano. Na maioria dos casos trata-se de um helicóptero operado pelo Marine
Helicopter Squadron One (HMX-1) “Nighthawks”, consistindo no Sikorsky VH-3D Sea
King e no Sikorsky VH-60N “White Hawks”.
A primeira vez que um helicóptero dos Fuzileiros Navais foi
usado para transportar um presidente dos Estados Unidos foi em 1957, no governo
do Presidente Dwight D. Eisenhower. Era um Bell UH-13J Sioux.
Presidente Ronald Reagan e a primeira-dama no Marine One. |
Os atuais Sikorsky VH-3D Sea King entraram em operação nesta
missão em 1978 e os VH-60N White Hawk em 1987.
Sikorsky VH-3D Sea King Marine One. |
Sikorsky VH-60N White Hawk Marine One |
Os Fuzileiros Navais começaram a procurar um substituto para
os Marine One desde 2002, mas o programa foi cancelado duas vezes, pelos
elevados custos previstos para desenvolver um protótipo.
Finalmente em 2013 o Departamento de Defesa desistiu do
projeto de um helicóptero totalmente novo e permitiu aos concorrentes usarem uma plataforma já existente para desenvolver o novo helicóptero presidencial. Entretanto
todos os outros concorrentes desistiram, inclusive a Northrop Grumman-AugustaWestland
e a Bell-Boeing.
A Sikorsky já havia iniciado uma parceria com a Lockheed
Martin e informou que usaria o o Sikorsky S-92 como plataforma para desenvolver
a nova aeronave.
Sikorsky S-92 em operação de apoio na produção de petróleo no mar, no Brasil. |
Em 2014 a Marinha dos EUA concedeu um contrato inicial à
Sikorsky Aircraft, para desenvolver o protótipo.
O primeiro VH-92A fez o voo inaugural em julho de 2017 e foi
testado pelos Fuzileiros Navais, desde então, tendo sido aprovado.
O VH-92A fazendo testes de pouso/decolagem no gramado sul da Casa Branca em 2018. |
O primeiro lote de 6 aeronaves VH-92A serão entregues pela Sikorsky até 2022 e os demais até 2023.
Nas viagens presidenciais fora da área de Washington, DC, os Marine One
são transportados por aviões de transporte da U.S.Air Force (C-17 Globemaster
ou C-5 Galaxy).
Um Sikorsky VH-60N sendo embarcado em um C-17 Globemaster da USAF |
A Sikorsky Aircraft foi fundada em 1923 pelo russo-americano
Igor Sikorsky, considerado o pai da aviação de asas rotativas, em Roosevelt
Field, New York. Em 1929 a empresa mudou-se para Stratford, Connecticut e foi
incorporada pela United Technologies Corporation.
Em 2015 a Sikorsky foi vendida para a Lockheed Martin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário