quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

AFA tem a primeira mulher instrutora de T-27

1º Ten-Av Juliana Santos de Souza 

A Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, SP, tem sua primeira mulher como instrutora na aeronave Embraer T-27 Tucano.

A 1º Ten-Av Juliana Santos de Souza iniciou suas instruções no dia 3 de fevereiro no 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA), para a Turma Chronos, formada por cadetes do quarto e último ano no Ninho das Águias, como é chamada a AFA.

A Tenente Juliana pertence à Aviação de Transporte e já voou as aeronaves C-95 Bandeirantes e C-97 Brasília. Em 2019 retornou à AFA como instrutora no Neiva T-25 Universal.

A transição vai além de questões técnicas, pois no T-25 o instrutor fica ao lado do cadete, pela configuração da aeronave.

Neiva T-25 Universal
Já no T-27, a configuração é em tandem e o instrutor fica no assento de trás, sem contato visual com o aluno, comunicando-se só pelo intercomunicador.

Embraer T-27 Tucano
A Ten. Juliana explica que “é necessário um cuidado especial ao descrever em palavras as ações para o cadete, para que seja alcançado o nível esperado em cada fase de instrução.”

A instrução no 1º EIA contempla diferentes e mais avançadas etapas, como navegação, voo noturno e de formação com duas ou quatro aeronaves.


A Tenente Juliana se diz gratificada em poder participar na formação dos aviadores militares da Força Aérea Brasileira e espera inspirar outras mulheres a buscar uma carreira na aviação militar.


A Academia da Força Aérea oferece Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, de Infantaria (só para cadetes do sexo masculino) e de Intendência. Todos os cursos tem duração de quatro anos letivos.

Fonte: Força Aérea Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário