terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Copel inaugura a maior eletrovia do país, ligando Paranaguá a Foz do Iguaçu


Cortar o Paraná de Leste a Oeste dirigindo um carro elétrico já é possível. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) finalizou a instalação de postos de recarga e inaugurou nesta segunda-feira (10) a maior eletrovia do país, com 730 quilômetros de extensão. O trecho liga o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu.

Ao todo, são 11 eletropostos espalhados ao longo de toda BR-277, que cruza o Estado. Os eletropostos já estão em funcionamento em Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu.


A Copel investiu R$ 5,5 milhões no projeto, que é pioneiro no país. Embora já existam trechos de rodovias com eletropostos no Brasil, não havia até agora uma rodovia totalmente eletrificada.

Cada eletroposto tem 50 kVA (kilovoltampere) de potência – o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo – e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos disponíveis no Brasil, como os modelos i3, da BMW, e ZOE, da Renault.

As estações são todas de carga rápida e gratuita: leva entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos carros elétricos. Esses modelos rodam de 150 a 300 quilômetros a cada carga. Por ser um projeto de pesquisa e desenvolvimento, os consumidores não terão custo para abastecer na eletrovia da Copel, informa a companhia.

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário