sábado, 8 de dezembro de 2018

Navio-Aeródromo "São Paulo" dá baixa do serviço ativo na Marinha do Brasil

Navio-Aeródromo "São Paulo
Após 18 anos de serviço  ativo, tendo navegado mais de 50.000 milhas sob bandeira brasileira, encerrou-se o ciclo de uma vida.



A Mostra de Desarmamento (termo utilizado para a cerimônia que encerra o serviço ativo de um navio da Armada) do Navio-Aeródromo “São Paulo” foi realizada no dia 22 de novembro de 2018.

Assim o “Alpha Doze” entra para a história, após ter sido o terceiro navio a ostentar o nome do Estado de São Paulo.

O A-12 "São Paulo" é o antigo FS Foch, da Marinha da França. Entrou em serviço ativo na Marinha francesa em 1963 e deu baixa em 2000, quando foi vendido para o Brasil. Teve atuação destacada na Guerra dos Balcãs e na Guerra do Golfo.

FS Foch
Características:

  • Deslocamento: 32.800 toneladas
  • Comprimento:  265 m
  • Boca: 51.2 m
  • Calado: 8.6 m
  • Propulsão: 6 caldeiras Indret abastecendo 4 turbinas a vapor de 126.000 hp
  • Velocidade: 32 nós (59 km/h)
  • Alcance: 7,500 milhas náuticas (13,900 km)
  • Tripulação: 1.900 tripulantes, incluindo o pessoal da Aviação Naval embarcada
  • Aeronaves: 40 aeronaves, entre aviões e helicópteros.  
A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Ilques Barbosa Junior e contou com a presença do Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Paulo Cezar de Quadro Küster, Secretário-Geral da Marinha, Almirante-de-Esquadra Liseo Zampronio, Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante-de-Esquadra Celso Luiz Nazareth e do Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva.


A cerimônia foi realizada no cais do Arsenal de Marinha, quando foi assinado o Termo de Desarmamento do Livro do Navio, que desativa o navio, findando assim o seu serviço no setor operativo da Marinha do Brasil. 

Após este ato, o comandante do porta-aviões “São Paulo”, Capitão-de-Mar-e-Guerra Carlos Roberto Rocha e Silva Júnior desembarcou do navio junto com sua tripulação, ao som da canção Cisne Branco, encerrando a vida militar do navio junto à Armada brasileira.


O Comandante do "São Paulo" conduzindo o desembarque da tripulação.
O "São Paulo" foi substituído pelo Navio Porta-Helicópteros Multipropósito "Atlântico", como navio-capitânea da Marinha do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário