quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Harley-Davidson: teste das novas Softails


A revista Rider Magazine publicou uma primeira avaliação das motocicletas Harley-Davidson 2018.

Vou comentar aqui os modelos da nova linha Softail, que estão no atual catálogo da HD para o Brasil. O catálogo de 2018 só será conhecido oficialmente durante o Salão Duas Rodas, em novembro.

Claro que a maior mudança para 2018 foi a inclusão dos motores Milwaukee-Eight (de 107 e 114 ci) nas Softails. Mas o redesenho do quadro e da suspensão de alguns modelos também devem melhorar ainda mais o desempenho das motocicletas.

Motor Milwaukee-Eight instalado em uma Softail
A fusão da antiga linha Dyna dentro da família Softail proporcionou oito novos modelos, compartilhando um quadro de desenho versátil e adaptável à característica de cada motocicleta.

Graças aos dois balanceadores instalados no virabrequim, os motores M-8 foram instalados rigidamente no quadro das Softails, criando um chassi mais leve e resistente, que melhoraram muito o desempenho das motocicletas, resultando em  melhores curvas e um espaço maior entre o quadro e o solo. A maioria dos modelos teve uma diminuição de 13 quilos no seu peso total.

Segundo os engenheiros da HDMC, o novo quadro é 60% mais rígido do que os anteriores e a motocicleta, como um todo, tem uma melhora de 30% na rigidez do conjunto. Devo confessar que eu não tenho a menor idéia de como isto é calculado. Mas, também, sou só um velho capitão de navio!

Os quadros vem em duas configurações: um, mais estreito, equipa da maioria das motocicletas Softail. O outro, mais largo, acomoda os pneus de 240mm da Fat Boy e da Breakout.

A suspensão das Softail vem com melhoras substanciais, graças ao novo formato com um único amortecedor Showa, escondido sob o banco do piloto, mantendo a aparência das hardtail tão apreciada pelos harleyros.

A nova suspensão Showa, de um único amortecedor da linha Softail 2018
A regulagem da suspensão é obtida com uma manopla externa ou com o uso da chave especial mostrada na imagem acima.

A suspensão Showa, dianteira e traseira, permite um desempenho de alta qualidade. Os garfos incorporam  amortecedores de válvula dupla, tecnologia desenvolvida pela Harley-Davidson junto com a Showa especificamente para os modelos 2018.

Comparação do novo amortecedor (à direita), com o tradicional

O resultado do test-ride indica uma melhora considerável em deformações do solo, maior curso dos cilindros e um conforto bem maior em pavimentos com imperfeições (no padrão americano, é claro. No Brasil . . . ).

Outras mudanças significativas são observadas nos novos desenhos de faróis, acabamento sem cromados, bancos e outros componentes.

O teste, realizado por jornalistas especializados, consistiu em rodar primeiro com os modelos 2017 e, em seguida, com seu correspondente da linha 2018. Assim as mudanças puderam ser melhor apreciadas.

Heritage Softail Classic

2018 Harley-Davidson® Softail® Heritage Classic
A Heritage é um dos modelos mais vendidos da Motor Company e o que mais me interessa, por ser a motocicleta que tenho.

Os alforges finalmente vieram com estrutura rígida e providos de fechadura. Isto me agradou muito.

A distância da pedaleira ao chão é a mesma, mas o teste mostrou que a Heritage 2018 faz curvas com maior inclinação, em virtude de largura menor proporcionada pelo motor M-8, mais compacto. O motor do teste foi o 107ci, que provou ser um “furacão”. Acelerador e embreagem funcionam sem problemas.

Não gostei do parabrisa pintado de preto na parte inferior, nem da substituição dos cromados pelo acabamento dark. Mas isto é só uma questão de gosto.

2018 Fat Bob

2018 Harley-Davidson® Fat Bob
A Fat Bob é sem dúvida o modelo mais esportivo e com a menor distância entre eixos da família Softail.

Uma motocicleta para quem gosta de andar sozinho, curtindo a velocidade compatível com uma cruiser. Bom ângulo de inclinação nas curvas, discos duplos na dianteira e pneus Dunlop D429, desenvolvidos especialmente para este modelo. Com o motor 114ci faz frente a muitas bikes.

2018 Fat Boy

2018 Harley-Davidson® Fat Boy
A Fat Boy é um ícone do motociclismo e dispensa apresentações. 

O modelo 2018 tem pneu de 160mm na dianteira e um imenso 240mm na roda traseira. Uma imagem impressionante.

Os engenheiros da HDMC trabalharam em conjunto com a Michelin para desenvolver este pneu largo da dianteira, o primeiro desta espécie.

Mas o teste provou que isto tem um preço: a direção ficou mais lenta e prejudicou as curvas. Portanto, muito cuidado nas estradas sinuosas. 

2018 Breakout

2018 Harley-Davidson® Breakout
A Breakout tem um pneu mais estreito na dianteira e aparenta ser menor, se comparada com a Fat Boy. Mas não deixa nada a dever.

Igualmente equipada com um pneu de 240mm na traseira, mostrou no teste que é mais ágil nas curvas e faz uma transição entre direita/esquerda mais leve do que a Fat Boy ou mesmo a Breakout 2017. Mais responsiva que a Fat Boy, também exige mãos fortes no guidão para manter a trajetória nas curvas. Mas este é o preço que se paga para ter uma aparência de motocicleta cruiser: 23 graus de ângulo de caster.

2018 Deluxe

2018 Harley-Davidson® Deluxe
Outro modelo muito popular na linha Softail, a Deluxe manteve os cromados. Perdeu o banco da garupa no modelo 2018, mas sua essência continua a mesma.

A plataforma ainda encosta na pista, nas curvas, mas isto acontece com um maior grau de inclinação, se comparado com os modelos anteriores.

2018 Low Rider

2018 Harley-Davidson® Low Rider
Considerada a espinha dorsal da extinta família Dyna, a Low Rider teve muitas melhorias no modelo 2018. Com uma aparência de chopper dos anos 1970, é um convite  customização.

A pedaleira continua no mesmo estilo, mas permitindo um ângulo de inclinação maior nas curvas do que os modelos anteriores. No quesito peso, economizou-se meros 2 quilos com o novo quadro, mas a dirigibilidade melhorou muito. Com certeza o motor M-8 de 107ci tem um desempenho muito melhor.

2018 Street Bob

2018 Harley-Davidson® Street Bob
A Street Bob é também uma sobrevivente da transição Dyna-Softail, com seu pequeno tanque de 13,2 litros e um guidão um pouco mais elevado.

Este modelo é o mais barato da linha Softail 2018. A posição de pilotagem é confortável e o motor 107 faz uma enorme diferença no seu desempenho

Os testes foram realizados em circuito fechado. Há que se fazer uma avaliação na estrada, onde a realidade é outra.

A Harley-Davidson está apostando alto na nova linha Softail para 2018. Mas os testes demonstram que, no geral, há uma grande melhora na pilotagem e no desempenho da motorização.

Acho que os harleyros vão gostar das novidades.

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