sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Harley-Davidson: sofrendo concorrência de . . . H-D usadas!

Harley-Davidson FLSTC Heritage Softail Classic 2000
A Harley-Davidson está experimentando um ano bem difícil em 2017, com o desaquecimento  na indústria motociclística e um declínio nas vendas que forçou a Motor Company a diminuir suas expectativas de embarques de motocicletas para seus concessionários nos EUA.

A espinha dorsal do seu mercado - os baby-boomers (nascidos entre 1946 e 1964) - estão envelhecendo e reduzindo suas atividades sobre duas rodas. Mas não é só isto: muitos deles estão vendendo suas velhas H-D e inundando o mercado de motocicletas usadas, forçando a queda nos preços e impactando a venda de motocicletas novas. 

Nos 12 meses completados no primeiro semestre de 2017, a HDMC teve um decréscimo de 9,3% na venda de motocicletas novas, comparado com igual período do ano anterior. E um dos motivos desta queda, conforme concluíram os estudos de marketing, foi a redução nos preços de motocicletas H-D usadas.

Os analistas consideram que a Harley-Davidson continuará liderando o mercado de motocicletas novas acima dos 600cc, com uma fatia de 51% para os próximos anos.
Entretanto, no segundo semestre de 2017 sua participação no mercado de motocicletas novas foi 48,5%, uma perda de um ponto percentual, comparado com 2016. Esta queda está impactando o resultado da companhia.

Previsão de receitas e despesas da HDMC para 2017
A maioria dos analistas acreditam que o mercado de H-D usadas, duas vezes e meia o volume de H-D novas disponíveis nas revendas, é uma grande preocupação para os líderes da companhia. O resultado seria uma redução ainda maior no número de motocicletas novas vendidas nos próximos anos, com o público mais jovem preferindo adquirir uma motocicleta usada e mais barata ou, até, comprar modelos mais baratos da concorrência.

A HDMC está dando muito ênfase à sua Riding Academy, com o plano de treinar 1 milhão de novos motociclistas nos próximos anos, para reverter este cenário. 

Por outro lado, a linha 2018 da Motor Company, anunciada em agosto, mostra um claro direcionamento ao público jovem, com menos cromado e mais Custom Dark.

Vamos ver como o mercado vai reagir.

3 comentários:

  1. Baixem os preços das novas...saibam ler o mercado...

    ResponderExcluir
  2. Preços: com certeza o preço pode ser melhorado. Só o nome não vende motocicleta. Hoje em dia o consumidor
    pode comprar por menos dinheiro, controle de tração, mapas de pilotagem etc...

    ResponderExcluir
  3. Só existe uma diferença nisso tudo é que a harley davidson é única no planeta o resto é imitação.

    ResponderExcluir