terça-feira, 8 de março de 2016

Willie G.: lenda e inspiração

Inspirado em Willie G., o projetista e construtor de motocicletas customizadas Winston Yeh,
 da Rough Crafts, considera-se também um artista. Esta Craft’s Shadow Rocket foi
 construída a partir de uma H-D Fat Boy 2002, usando o motor Twin Cam 88.
William G. Davidson, neto de um dos fundadores da Harley-Davidson Motor Company, tem seu nome gravado indelevelmente na mente e nos corações de todo Harleyro.

Willie G., como é conhecido, continua sendo uma inspiração para artistas que transformam as motocicletas produzidas pela HDMC em verdadeiras obras de arte mecânica. Ele não foi, somente, o guia e guru do estilo Harley-Davidson durante quase meio século, como também ajudou a Motor Company escapar da falência e reviver para ser a líder indiscutível do mercado de motocicletas de grande porte.

Com 82 anos, Willie G. está aposentado, mas não tanto; ele é o Estilista Chefe Emeritus e Embaixador da Marca Harley-Davidson, participando de eventos ao redor do mundo para fortalecer o nome da empresa criada por seu avô.

A prática de modificar as motocicletas de linha em modelos customizados, surgida a partir do final da Segunda Guerra Mundial, criou as bobbers – pela remoção do paralama traseiro e bancos originais – e evoluiu para as choppers, com seus garfos dianteiros estendidos e pneus traseiros maiores, inspirados no desejo de competir nas drag racings (Veja a postagem Chopper - O Que É e Como Surgiu). 

Juntando-se à equipe da HDMC em 1960, Willie G. logo assumiu o comando da área de projeto e estilo da Motor Company, levando a marca para juntos dos motociclistas e interpretando como ninguém o que eles procuravam.
Este modelo Crowned Stallion começou como sendo uma H-D Softail Slim 2013 e é equipada
com um motor TC103. O quadro e o garfo foram reduzidos e a motocicleta usa tanque e
paralama produzidos pela Rough Crafts, com rodas da Exile Cycles.
A lista de criações de Willie G. é bastante conhecida, começando com a icônica FX 1200 Super Glide de 1971, a XLCR Café Racer de 1977 (sua preferida),  a Heritage Softail Classic, a Fat Boy, a Low Rider, a Street Glide e, finalmente, a V-Rod, talvez seu maior desafio. Esta controversa motocicleta, que os puristas insistem em não considerar como sendo uma H-D, foi o primeiro passo dado pela Motor Company em direção à tecnologia de motores refrigerados a líquido. Seu trabalho mais recente, antes de se aposentar, foi idealizar as motocicletas do Projeto Rushmore.

Harley-Davidson XLCR Café Racer, a preferida de Willie G.
Willie G. Davidson, no apogeu dos seus jovens 82 anos.
Quando não está rodando o mundo promovendo a marca que carrega seu nome, Willie G. está no seu escritório na matriz da Motor Company. "Acho que eu iria chorar, se não me permitissem vir aqui," brinca ele. 

Ele passa os dias pintando aquarelas inspiradas nas motocicletas H-D e no logotipo da marca. Alguns dos seus trabalhos foram recentemente exibidos no Museu da Harley-Davidson em Milwaukee, na mostra "Willie G.: Artista, Projetista, Líder, Lenda".

Nenhum comentário:

Postar um comentário