Indian Springfield 2016 |
O mais novo
lançamento da Indian Motorcycles - a marca renascida das cinzas em 2011, quando
os direitos foram adquiridos pela Polaris Industries - faz homenagem à cidade de
Springfield, Massachusetts, onde a primeira Indian foi fabricada em 1901. Até
1953, ano de sua falência, as Indian Motorcycles eram produzidas naquela cidade
do nordeste dos Estados Unidos.
Hoje, as
motocicletas que trazem o seu nome são montadas na fábrica de Spirit Lake,
Iowa, no meio-oeste americano.
Desde o relançamento
da marca em 2013, a Polaris tem sido muito agressiva em sua campanha para tomar
parte do mercado americano de motocicletas de grande porte. Os primeiros
modelos foram a Chief Classic, a Chief Vintage e a Chieftain em 2014, todas
equipadas com o motor V-twin Thunder Stroke 111, de 1810cc e refrigerado a ar.
Logo após foi lançada a luxuosa Roadmaster, baseada no mesmo quadro e a
compacta Scout, com um motor refrigerado a líquido.
Para 2016 a
Indian Motorcycles lançou a Chief Dark Horse, com poucos cromados e preço mais
acessível e a sua proposta para iniciantes, a Scout Sixty.
Indian Chief Dark Horse 2016 |
Indian Scout Sixty 2016 |
Terceiro
lançamento para o catálogo de 2016, a Indian Springfield é baseada na plataforma da
Chief. À primeira vista, a Springfield parece ser somente uma Chift Vintage
com alforges rígidos, mas há outras diferenças a serem consideradas.
Indian Chief Vintage 2016 |
Indian Springfield 2016 |
A
Springfield tem um parabrisa removível, menor e mais largo do que a Vintage e
toda a fiação embutida no guidão.
Desenhada
para longas viagens, a Springfield usa o mesmo quadro encontrado na Chieftain e
na Roadmaster, com a suspensão traseira com curso mais longo do que a Vintage.
Vem equipada com controle automático de aceleração (cruise control), sistema de
monitoramento da pressão dos pneus, plataforma da garupa regulável e controle eletrônico
de fechamento dos alforges, que são removíveis assim como o banco do garupa.
Teste
realizado pela revista Rider Magazine relata que o banco do piloto é bem
confortável e a plataforma bem espaçosa, permitindo descansar os pés com
segurança.
O
desempenho do motor é muito bom, mas o piloto de teste reclamou do calor
excessivo no lado direito da Springfield, por causa do escapamento, apesar da
baixa temperatura do ar durante o teste.
O piloto de teste reclamou do calor excessivo do motor. |
A motocicleta é bem ágil, mesmo nas estreitas estradas
vicinais onde foi testada. Os freios são bem eficientes e equipados com o
sistema ABS de dois canais.
Detalhes
técnicos da Indian Springfield 2016:
- Preço sugerido: US$22.000
- Motor: 2 cilindros em V, refrigerado a ar, 1810cc
- Transmissão: 6 marchas, correia dentada.
- Capacidade do tanque: 5,5 galões (20,8 litros)
- Peso em ordem de marcha: 410 kg (testado)
- Comprimento: 2,58 m
- Entre eixos: 1,7 m
Veja mais aqui: Indian Motorcycles 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário