terça-feira, 9 de junho de 2015

Napa Valley, Califórnia


Visitar a região de San Francisco e não visitar o Vale do Rio Napa é como ir a Roma e não visitar o Vaticano.

O Napa Valley é uma AVA (Area de Vinicultura Americana) localizada no Condado de Napa, no estado da Califórnia, 80 km ao norte de San Francisco. O Vale é considerado uma das melhores regiões produtoras de vinho do mundo. A área ocupada pelos vinhedos tem cerca de 174 km².

Condado de Napa, Califórnia
A vinicultura no vale do Rio Napa começou no Século 19, mas a produção de vinhos de primeira linha começou somente nos anos 1960.

Fotos da cidade de Napa, sede do Condado:





Nosso motorhome, em Napa, CA.
A combinação de um clima semelhente ao do Mediterrâneo com a geografia e a geologia da região levaram à produção de uvas de qualidade e apuro crescentes. O primeiro vinhedo comercial foi estabelecido em 1858, por John Patchett, seguido por Charles Krug, que abriu a primeira vinícola em 1861, em Santa Helena.







Nas primeiras décadas do Século XX toda a região foi altamente afetada por uma praga nos vinhedos e pela implantação da Lei Seca, além da Grande Depressão, a partir de 1929. 

Mas a indústria vinícola recuperou-se, recebendo o reconhecimento mundial a partir de 1976, quando um vinho Chardonnay e um Cabernet Souvignon da Califórnia foram escolhidos no Paris Wine Tasting daquele ano. Neste tipo de competição às cegas, os soumelliers provam os vinhos sem saber seus nomes ou origens e escolhem os melhores.

Das dezenas de vinícolas da região, os vinhos que mais me agradam são os produzidos por Robert Mondavi. Sua vinícola remonta à pioneira Charles Krug Winery, que sua família administrava desde 1943. 

Em 1965 Robert Mondavi afastou-se do negócio por divergências com seu irmão Peter Mondavi e criou sua própria vinícola, a Robert Mondavi Winery, responsável por lançar o nome do Napa Valley em todo o mundo. Seu vinhedo mais importante é o To Kalon (palavra grega que significa “o belo”), estabelecido originalmente no vale em 1868.







A contribuição de Robert Mondavi à produção e qualidade dos vinhos californianos foi tão grande, que a Universidade da Califórnia colocou seu nome no reconhecido Instituto de Ciências do Vinho e dos Alimentos, situado no campus da cidade de Davis, CA., após sua morte em 2008.

Almoçamos na pequena cidade de Santa Helena, um local muito bonito, com ótimos restaurantes e muitas lojas.


Como curiosidade, o Napa River tem cerca de 90 km de extensão. Nasce nos pés do Monte Santa Helena e deságua na Baía de San Francisco.

Uma barcaça transporta cerca de 350.000 filhotes de salmão,
que serão liberados na Baía de San Francisco.
Estuário do Rio Napa, na Baía de San Francisco.
Suas águas e a de seus afluentes fertilizam uma região de cerca de 1.103 km², com uma flora e fauna muito diversificada. Cinco espécies de salmão são encontradas no Rio Napa, além do esturjão branco e 16 outras espécies de peixes.

Cenas do filme Apocalype Now, do diretor Francis Ford Coppola, foram filmadas no Rio Napa, como se fossem em rios do Vietnã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário