sexta-feira, 6 de março de 2015

Pilotagem: A Busca Pela Excelência – 6. Comportamento na Cidade


Pilotar com segurança na cidade, assim como na estrada, exige que motociclista seja um participante ativo, prestando muita atenção ao que acontece ao seu redor, tomando decisões baseadas nas suas observações e agindo para que as decisões tomadas sejam efetivas.

As motocicletas, pelo seu tamanho menor em relação aos veículos de quatro ou mais rodas, operam em desvantagem no tráfego urbano. Para compensar, deve-se adotar a pilotagem defensiva e agir/reagir com eficiência.

A vida contemporânea exige que a maioria dos casais nas grandes cidades, trabalhem, uma mudança dos hábitos anteriores, quando o marido saia para trabalhar e a esposa ficava em casa. Isto praticamente duplicou a quantidade de pessoas que precisam de locomover para ir e voltar do trabalho, diariamente. Por outro lado, o crescimento das metrópoles, a deficiência do transporte coletivo, as facilidades de crédito e o endividamento familiar crescente, colocou um número muito maior de veículos nas cidades. Tanto os de duas rodas como os outros.

Adicionalmente, as prefeituras descobriram um nova forma de tirar dinheiro dos cidadãos, criando – muitas vezes artificialmente – trechos com controle eletrônico de comportamento ao conduzir veículos: lombadas eletrônicas, radares com velocidade menor à capacidade da via, semáforos-radar, etc. Todos estes dispositivos eletrônicos provocaram um desvio maior da atenção de quem dirige, aumentando a possibilidade de acidentes em baixa velocidade.

Como nas estradas, a visibilidade do motociclista é sua melhor estratégia de defesa no tráfego das cidades. O problema é que, na maioria das vezes, a pessoa usa sua motocicleta vestindo a roupa de trabalho e não a vestimenta de pilotagem. Isto diminui a visibilidade do motociclista, especialmente no final da tarde, quando a luz natural já se esvaneceu.

As mesmas recomendações feitas na postagem anterior sobre o tema, aplicam-se aqui.

Trafegue sempre com as luzes ligadas.
Trafegue sempre com as luzes acessas, mesmo os faróis auxiliares (se sua motocicleta estiver equipada) e procure usar roupas claras. Há no mercado vestes leves, que podem ser colocadas sobre sua roupa de trabalho e que ajudam a torná-lo mais conspícuo no tráfego das ruas e avenidas.

Colete de segurança: leve e muito eficaz para aumentar a visibilidade.
Os coletes de segurança, que fazem parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), são muito úteis para esta função. Com preços relativamente baixos, podem ser encontrados em lojas especializadas. Compre um número maior que o seu, para que o colete fique confortável por cima de sua roupa.

Outro procedimento recomendado, é usar capacete de cores claras e brilhantes, que refletem bem a luz dos faróis dos carros, ônibus e caminhões.

Bom capacete para uso urbano, com viseiras transparente e escura.
Assegure-se de aplicar as etiquetas refletivas.
Procure posicionar-se de maneira que o condutor do veículo à sua frente sempre possa vê-lo no retrovisor.


Uma das técnicas mais indicadas é posicionar uma pouco à esquerda do veículo, para que o motorista possa notá-lo através do retrovisor esquerdo externo.

É muito importante manter um canal de comunicação constante com os outros veículos, demonstrando suas intenções com o uso das setas de direção. Do mesmo modo, observe e procure antecipar-se à ação dos outros usuários da pista, especialmente na mudança de faixa. Ainda que o Código Brasileiro de Trânsito determine que todo veículo indique sua intenção de mudança de faixa, acionando as setas respectivas, muita gente não o faz. Portanto, sua atenção deve ser redobrada.

As sinaleiras são muito efetivas para chamar a atenção do veículo que vem atrás e as luzes de freio são uma ajuda importante ao sinalizar diminuição de velocidade. Às vezes é difícil notar que uma motocicleta está diminuindo a marcha, portanto o uso da manete de freio para acionar as luzes correspondentes e alertar os veículos, é fundamental. 

Luzes traseiras são muito importantes no trânsito.
Algumas motocicletas podem ser equipadas com um dispositivo eletrônico que faz com que a luz de freio pisque algumas vezes, sempre que a manete ou o pedal de freio forem acionados. Isto serve para alertar o veículo que vem depois, sobre sua intenção de diminuir a velocidade ou parar.

O uso da buzina é também um ferramenta importante, para alertar outros veículos, em caso de emergência. Mas use-a com parcimônia. Nada é mais irritante do que uma motocicleta transitando pelo corredor entre duas faixas de carros, acionando a buzina com insistência. Não é para isto que a buzina existe!

As técnicas mencionadas acima para aumentar sua segurança e estar visível para os outros condutores, não são suficientes para garantir que o motociclista está seguro nas ruas.

Sua melhor proteção ainda é pilotar defensivamente, estudando o tráfego ao seu redor e antecipando-se a situações perigosas.

As estatísticas demonstram que a grande maioria dos acidentes ocorrem num raio de 15 km de sua casa. Portanto, mesmo uma voltinha pelo quarteirão pode apresentar perigos a serem evitados.

Excelência na pilotagem quer dizer:

  • Assegurar-se de estar visível todo o tempo.
  • Manter-se atento ao tráfego ao seu redor.
  • Procurar, sempre, manter uma boa comunicação visual com outros veículos.
  • Antecipar-se à condições de risco.

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