Pilotar com
segurança na cidade, assim como na estrada, exige que motociclista seja um participante ativo,
prestando muita atenção ao que acontece ao seu redor, tomando decisões baseadas
nas suas observações e agindo para que as decisões tomadas sejam efetivas.
As
motocicletas, pelo seu tamanho menor em relação aos veículos de quatro ou mais
rodas, operam em desvantagem no tráfego urbano. Para compensar, deve-se adotar
a pilotagem defensiva e agir/reagir com eficiência.
A vida
contemporânea exige que a maioria dos casais nas grandes cidades, trabalhem,
uma mudança dos hábitos anteriores, quando o marido saia para trabalhar e a
esposa ficava em casa. Isto praticamente duplicou a quantidade de pessoas que
precisam de locomover para ir e voltar do trabalho, diariamente. Por outro
lado, o crescimento das metrópoles, a deficiência do transporte coletivo, as
facilidades de crédito e o endividamento familiar crescente, colocou um número
muito maior de veículos nas cidades. Tanto os de duas rodas como os outros.
Adicionalmente,
as prefeituras descobriram um nova forma de tirar dinheiro dos cidadãos,
criando – muitas vezes artificialmente – trechos com controle eletrônico de
comportamento ao conduzir veículos: lombadas eletrônicas, radares com
velocidade menor à capacidade da via, semáforos-radar, etc. Todos estes dispositivos
eletrônicos provocaram um desvio maior da atenção de quem dirige, aumentando a
possibilidade de acidentes em baixa velocidade.
Como nas
estradas, a visibilidade do motociclista é sua melhor estratégia de defesa no
tráfego das cidades. O problema é que, na maioria das vezes, a pessoa usa sua
motocicleta vestindo a roupa de trabalho e não a vestimenta de pilotagem. Isto
diminui a visibilidade do motociclista, especialmente no final da tarde, quando
a luz natural já se esvaneceu.
As mesmas
recomendações feitas na postagem anterior sobre o tema, aplicam-se aqui.
Trafegue sempre com as luzes ligadas. |
Trafegue
sempre com as luzes acessas, mesmo os faróis auxiliares (se sua motocicleta
estiver equipada) e procure usar roupas claras. Há no mercado vestes leves, que
podem ser colocadas sobre sua roupa de trabalho e que ajudam a torná-lo mais
conspícuo no tráfego das ruas e avenidas.
Colete de segurança: leve e muito eficaz para aumentar a visibilidade. |
Os coletes
de segurança, que fazem parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), são
muito úteis para esta função. Com preços relativamente baixos, podem ser
encontrados em lojas especializadas. Compre um número maior que o seu, para que
o colete fique confortável por cima de sua roupa.
Outro
procedimento recomendado, é usar capacete de cores claras e brilhantes, que
refletem bem a luz dos faróis dos carros, ônibus e caminhões.
Bom capacete para uso urbano, com viseiras transparente e escura. Assegure-se de aplicar as etiquetas refletivas. |
Procure posicionar-se de maneira que o condutor do veículo à sua frente sempre
possa vê-lo no retrovisor.
Uma das
técnicas mais indicadas é posicionar uma pouco à esquerda do veículo, para que
o motorista possa notá-lo através do retrovisor esquerdo externo.
É muito
importante manter um canal de comunicação constante com os outros veículos, demonstrando suas intenções com o uso das setas de direção. Do mesmo modo,
observe e procure antecipar-se à ação dos outros usuários da pista,
especialmente na mudança de faixa. Ainda que o Código Brasileiro de Trânsito
determine que todo veículo indique sua intenção de mudança de faixa, acionando
as setas respectivas, muita gente não o faz. Portanto, sua atenção deve ser
redobrada.
As
sinaleiras são muito efetivas para chamar a atenção do veículo que vem atrás e
as luzes de freio são uma ajuda importante ao sinalizar diminuição de
velocidade. Às vezes é difícil notar que uma motocicleta está diminuindo a
marcha, portanto o uso da manete de freio para acionar as luzes correspondentes
e alertar os veículos, é fundamental.
Luzes traseiras são muito importantes no trânsito. |
Algumas motocicletas podem ser equipadas
com um dispositivo eletrônico que faz com que a luz de freio pisque algumas
vezes, sempre que a manete ou o pedal de freio forem acionados. Isto serve para
alertar o veículo que vem depois, sobre sua intenção de diminuir a velocidade
ou parar.
O uso da
buzina é também um ferramenta importante, para alertar outros veículos, em caso
de emergência. Mas use-a com parcimônia. Nada é mais irritante do que uma
motocicleta transitando pelo corredor entre duas faixas de carros, acionando a
buzina com insistência. Não é para isto que a buzina existe!
As técnicas
mencionadas acima para aumentar sua segurança e estar visível para os outros
condutores, não são suficientes para garantir que o motociclista está seguro
nas ruas.
Sua melhor
proteção ainda é pilotar defensivamente, estudando o tráfego ao seu redor e
antecipando-se a situações perigosas.
As
estatísticas demonstram que a grande maioria dos acidentes ocorrem num raio de
15 km de sua casa. Portanto, mesmo uma voltinha pelo quarteirão pode apresentar
perigos a serem evitados.
Excelência na pilotagem quer dizer:
- Assegurar-se de estar visível todo o tempo.
- Manter-se atento ao tráfego ao seu redor.
- Procurar, sempre, manter uma boa comunicação visual com outros veículos.
- Antecipar-se à condições de risco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário