quarta-feira, 4 de março de 2015

MOL encomenda navio de 20.150 containers


A companhia de navegação japonesa Mitsui O.S.K. Line (MOL) assinou contrato com a coreana Samsung Heavy Industries, para a construção de quatro navios porta-containers da classe Ultra Large Container Carriers, com capacidade nominal de transportar 20.150 TEU (container padrão de 20 pés).

No anúncio foi incluído a assinatura de um Memorando de Entendimento com a japonesa Shoei Kisen Kaisha, para o afretamento a longo prazo de mais dois ULCCs, também com 20.150 TEU de capacidade.

Comparação no tamanho entre 3 classes de navios porta-container.
Segundo a MOL os seis navios são os maiores do mundo em construção ou encomendados. Estes gigantes terão 400m de comprimento, 58,8m de boca (largura) e calado máximo de 16m. Os navios receberão motores MAN B&W G95ME (8 cilindros - 73.700 HP), com especificações que permitirão o uso de gás natural liquefeito (LNG) como combustível, no futuro. Os navio serão empregados no tráfego entre a Europa e a Ásia.

MAN B&W G95ME (8 cilindros - 73.700 HP)
O custo total dos quatro navios encomendados é de US$619,6 milhões ou US$154,9 milhões cada.

A recuperação econômica mundial está levando as grandes empresas de navegação a investir em navios cada vez maiores, com o objetivo de diminuir o custo do transporte por container nos tráfegos mais sofisticados (Ásia-USA e Ásia-Europa). 

Grandes armadores como a Maersk, CMA CGM, MSC, CSCL e outras, já operam ULCCs com capacidade acima de 18.000 TEU.

Veja mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário