sexta-feira, 12 de setembro de 2014

A (in)segurança nas estradas federais de SC


A Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina publicou em sua página no Facebook, o resultado do estudo realizado pela corporação, sobre os acidentes fatais envolvendo motociclistas.


Segundo a PRF, foram estudados os acidentes ocorridos em 2013 e no primeiro semestre de 2014.

185 motociclistas morreram nas rodovias federais de Santa Catarina nestes 18 meses, ou seja, uma média de 10 motociclistas mortos por mês ou um motociclista morto a cada 3 dias.
  • 42% dos feridos graves nas rodovias federais de Santa Catarina são consequência de acidentes com motos. Esses feridos graves ocupam leitos hospitalares por vários meses. São 2,6 feridos graves por dia.
  • 40% das vítimas fatais em acidentes com motos têm entre 26 e 35 anos.
  • 41% das mortes em acidentes com motos ocorreram na BR 101 e 19,4% na BR 470.
  • 18,6% das mortes em acidentes com motos ocorreram na Grande Florianópolis.
  • 35% das mortes em acidentes com motos ocorreram entre 13 e 19 horas.
  • 65% das mortes em acidentes com motos ocorreram de 2ª a 6ª feira.

Acidentes com motos em 2013:
  • 3.832 acidentes geraram 979 feridos graves (42,7%), 3.030 feridos leves (36,2%) e 119 mortos (23,3%)
  • 3.832 acidentes geraram 4.128 vítimas (feridos leves + graves + mortos)
  • 1 ferido grave para cada 3,9 acidentes;
  • 1 ferido leve para cada 1,2 acidente;
  • 1 morto para cada 31,1 acidentes.


O estudo não detalha o tipo e tamanho das motocicletas envolvidas nos acidentes. Mas pela idade dos pilotos, pode-se deduzir de que se trata de motocicletas de pequeno porte, inadequadas para uso em rodovias. 

Como a legislação não prevê restrição para motocicletas pequenas em rodovias de tráfego intenso, é provável que o número de acidentes continuará a aumentar.

Um comentário:

  1. Caro Wilson, tenho minhas dúvidas se o principal fator das mortes e feridos graves nas rodovias é mesmo as motos de baixa cilindrada.
    A imprudência dos motociclistas é causa de mais de 90% dos acidentes com esse tipo de veiculo, segundo relatórios de segurança. A principal culpa reside, na minha opinião, na má formação do condutor de motocicleta, na falta de uso de equipamentos de segurança e, principalmente, na imprudência (já que muitos jovens acham que moto é brinquedo).
    Grande abraço e parabéns pelo blog.

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