domingo, 8 de dezembro de 2013

Educação ou Punição?


A cidade de Hendersonville, North Carolina, EUA, tem sómente 13.000 habitantes e uma área de 16 km².

O Departamento de Polícia da cidade tem 55 funcionários, entre policiais fardados, detetives, técnicos e pessoal administrativo.

A Polícia de Hendersonville conta com um Departamento de Serviço de Patrulha, comandado por um Capitão, com 4 Tenentes, 4 Sargentos e 28 policiais divididos em quatro equipes, utilizando carros patrulha e motocicletas Harley-Davidson Police.



Segundo o site do Departamento, o Serviço de Patrulha atende chamadas para distúrbios desde música alta e latido de cachorros até acidentes de trânsito, assalto, distúrbios domésticos e outros crimes. 

Mas o que me chamou a atenção foi um programa estabelecido pelo Departamento de Polícia, chamado de Bike Safe (moto segura), que prepara o motociclista para uma pilotagem segura.

De acordo com o programa, qualquer motociclista que receba uma multa pode livrar-se do pagamento e dos pontos na carteira de habilitação se fizer o curso de treinamento. 
A única excessão é para multas por direção sob influência de alcóol ou drogas ou dirigir sem habilitação ou com habilitação vencida ou cancelada.
O custo de participação é grátis.

Como se vê, o intuito é educar e não, punir. Conceitos inexistentes na Terra Brasilis.

A propósito, a taxa de criminalidade em Hendersonville é muito baixa. Sem surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário