terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Governo muda regra na privatização de rodovias


Com o objetivo de tornar mais atrativos os investimentos privados no setor, o governo anunciou nesta terça-feira mudanças no modelo de privatização das rodovias. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o período de financiamento para concessão passou de 20 para 25 anos - com carência de cinco anos. 

Rodovia Federal administrada pelo DNIT
Mantega avaliou que a nova modelagem de concessão é não só mais atrativa como mais rentável aos investidores. O governo também elevou o prazo de concessão, de 20 para 25 anos.

"É muito fácil fazer o investimento nessas condições", disse o ministro a jornalistas, após participar de fórum de infraestrutura em São Paulo. Já a previsão de alta do tráfego diminui, passando de 5% ao ano para expansão de 4%.

Rodovia Federal privatizada
Mantega citou ainda a emissão de debêntures de infraestrutura desoneradas de imposto de renda e IOF e que ajudarão a baratear os custos. "Tudo isso será feito com segurança e rentabilidade. O Brasil possui um aparato jurídico e institucional estável e nem todos os países em desenvolvimento possuem esse aparato. O Brasil respeita contratos e os investimentos terão segurança de longo prazo", afirmou. "É muito difícil obter as taxas de retorno que nós estamos oferecendo nesses empreendimentos", acrescentou. O ministro afirmou ainda que até o final do primeiro semestre todas as licitações de rodovias serão feitas e que ao longo de 2013, as dos aeroportos também serão lançadas.


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