quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Nova Lei Seca em Santa Catarina - Resultados


Santa Catarina foi o segundo estado com mais motoristas presos por dirigir alcoolizados em rodovias federais desde 21 de dezembro, quando entrou em vigor as penas mais duras da nova Lei Seca. Foram 64 flagrantes, número inferior somente ao Paraná, onde foram registrados 122 casos.

Lamentavelmente, nas cidades e rodovias estaduais a situação é diferente. O comandante da Polícia Militar (PM), Coronel Nazareno Marcineiro, admitiu em entrevista à imprensa, hoje, que o combate aos motoristas que bebem antes de dirigir é inadequado. Ele explica que não tem condições de fiscalizar o trânsito porque o efetivo existente está todo empregado no combate à criminalidade. Justifica que não pode alterar as diretrizes de uma política de segurança pública porque um outro assunto está mais em evidência. Mesmo assim, garante que batalhões de todas as grandes cidades catarinenses dispõe de bafômetros.


Interessante a postura da maior autoridade da Polícia Militar de Santa Catarina. 

A PMSC se auto intitulou fiel da balança e só ela decide quais crimes deve combater? 

Com certeza este não é o pensamento e a convicção do Coronel Nazareno Marcineiro. A verdade é que as Polícias (Militar e Civil) não tem contingente e equipamentos à altura das necessidades da segurança pública no Estado de Santa Catarina. E, como em qualquer Comando ou Gerência, há que se decidir o que atender com os poucos recursos disponíveis. 


É a face negra da nossa realidade. No país onde se paga mais impostos no mundo, não há recursos para atender nossas necessidades em Segurança Pública. O mesmo mal que sofre todos os setores que ficam sob responsabilidade dos governos.

Um comentário:

  1. lei seca demagogia legal, invasão da mão do estado na vida privada do cidadão e do seu bolso.
    tolerância zero contra demagogia e corrupção politica.

    ResponderExcluir