terça-feira, 27 de março de 2012

O Mergulho Mais Profundo


Ontem, 26/3/2012, o cineasta e explorador canadense James Cameron (realizador dos filmes Exterminador I e II, Avatar, Titanic, True Lies, entre outros), atingiu o Challenger Deep, o ponto mais profundo da Terra.

James Cameron
Pilotanto o submersível Deepsea Challenger, de 7,30 m de comprimento, o cineasta tornou-se a primeira pessoa a atingir o fundo das Fossas Marianas, conhecida como a parte mais profunda do Oceano Pacífico, num mergulho de 11.000 metros.

O Deepsea Challenger sendo lançado na água.
O Deepsea Challenger levou um pouco mais de 2 horas para efetuar o mergulho, com Cameron no comando e como único tripulante do submersível.

Fossas Marianas, no Oceano Pacífico.
Ainda que em outras quatro ocasiões um submersível  já havia atingido as profundezas do Oceano Pacífico, esta foi a primeira vez que o feito foi realizado num mergulho solo, tendo sido o de maior duração, pois James Cameron ficou três horas explorando o fundo do mar.

James Cameron, ao regressar das profundezas do Oceano Pacífico. 26/3/2012.
James Cameron, de 57 anos, é formado em Física pela Universidade da Califórnia. O feito é uma realização da expedição "Deep Sea Challenge", que tem como parceiros, além do próprio Cameron, a revista National Geographic, a Rolex e o Instituto Scripps de Oceanografia, de San Diego, Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário