quinta-feira, 11 de agosto de 2011

1909 Harley-Davidson Police

A primeira motocicleta Harley-Davidson usada por um Departamento de Polícia foi o modelo 1908, adquirido pela polícia de Detroit, Michigan. Infelizmente não há um modelo em exposição em nenhum museu do mundo.

A mais antiga Harley-Davidson policial preservada é esta 1909 Harley-Davidson Police, cujos documentos indicam que foi adquirida pela Polícia da cidade de Eau Claire, Wisconsin. A motocicleta está em exposição no National Motorcycle Museum em Anamosa, Iowa.

1909 Harley-Davidson Police
Para dar a partida nesta motocicleta, era necessário colocá-la no descanso traseiro, mover o avanço da ignição na manopla direita, abrir o suprimento de óleo na parte de cima do tanque e engatar a marcha com a alavanca posicionada à esquerda do tanque. Depois de algumas pedaladas o motor dava partida e a marcha era desengatada. Aí era tirar a motocicleta do descanso, adiantar a ignição, acelerar, dar umas poucas pedaladas para quebrar a inércia e voilá, engatar a marcha e sair em perseguição aos motoristas que insistiam em trafegar acima dos 30 km/hora.

Motor H-D de 500 cilindradas monocilindro.
 A produção naquele ano oferecia quatro versões do motor de um cilindro e 500 cilindradas classificados como 5, 5-A, 5-B e 5-C. A diferença entre eles era básicamente o diâmetro do volante do motor e o sistema de ignição. Os modelos 5 e 5-A tinha volante de 29 polegadas e ignição a bateria, enquanto os modelos 5-B e 5-C tinham volante de 26 polegadas e ignição por magneto.

Primeiro protótipo Harley-Davidson V-Twin de 810 cc.
1909 foi o ano de lançamento do primeiro protótipo com motor V-Twin. Com dois cilindros em 45 graus, 810 cilindradas e 7 hp, o motor era chamado de 5-D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário