Pelo menos quatro harleyros da Califórnia pensam assim.
Quatro motociclistas da Califórnia entraram com uma ação contra a Harley-Davidson num tribunal local, afirmando que os motores Twin-cam 96 da Harley-Davidson geram muito calor por defeito de fabricação e que o fabricante sabe desses problemas desde 1999.
Na alegação apresentada, os quatro argumentam que o motor sobreaquece e o calor produzido causa queimaduras nas pernas dos pilotos. Alegam, também, que a transmissão de 6 marchas, usada desde 2006, apresenta defeitos constantes.
O juiz que examinou o caso acatou a tese dos advogados da Harley-Davidson de que não se trata de práticas comerciais ilegais e instruiu os advogados dos reclamantes a reverem suas acusações.
Mas um juiz federal concordou com a tese dos reclamantes, baseado em práticas comerciais fraudulentas, infração ao Código do Consumidor e enriquecimento injusto. Esta decisão permite que a ação coletiva continue.
Na seu despacho, o juiz escreveu que "a alegação dos reclamantes é válida porque um consumidor consciente mudaria sua decisão se soubesse que o calor do motor poderia causar queimaduras e que a transmissão necessitaria muitos consertos e substituição".
Todos nós concordamos que os motores Twin-Cam produzem muito calor, especialmente no verão e no trânsito lento das cidades. Este assunto tem sido debatido nos blogs e fóruns desde que os motores foram introduzidos pela Harley-Davidson. A própria fábrica tem consciência disso e disponibilizou um radiador de óleo, como acessório desde 2007 e como equipamento de linha nos modelos 2012. Além disso, desde 2008 os motores vem equipados com a tecnologia EITMS (Engine Idle Temperature Management System), que desativa o cilindro traseiro, quando o motor está em baixa rotação por longos momentos.
O calor gerado pelos Twin-Cam não poderia ser diferente, com uma cilindrada tão alta e requisitos ambientais tão exigentes, para um motor refrigerado a ar. Mais cedo do que se pensa a Harley-Davidson será levada a adotar refrigeração a líquido nos seus motores. Não tenho dúvida disso.
Mas dizer que é defeito de fabricação e que montadora sabe disso e esconde de seus consumidores, é levar o tema um pouco além da realidade.
Pelo menos é essa a minha opinião. Vamos aguardar e ver o que a justiça federal americana vai decidir.
Wilson,
ResponderExcluirPode até ser que a tese dos consumidores norteamericanos seja um tanto exagerada, vá lá, mas que os motores esquentam... esquentam!
Eu mesma já tive queimaduras nas pernas por conta do calor do motor aliada à temperatura ambiente. Contei isso no blog e postei fotos, inclusive.
Depois deste acidente adotei a joelheira de neoprene (que usei para segurar o curativo na época da queimadura) como complemento essencial para as viagens. Assim, conseguia me proteger do calor do motor.
Depois, instalei em minha moto o enriquecedor de mistura Pigster. E o tal aparelhinho funciona de verdade! A joelheira foi abandonada quando piloto minha moto, mas seguramente a levarei para a viagem em setembro.
[]s,
Jacqueline Hochberg
onde instalo esse aparelho? e onde compro? a minha falta insendiar.....
ResponderExcluirWilson, boa noite.
ResponderExcluirVocê acredita que a retirada dos dois porta-luvas da Electra 2013 pode ajudar na refrigeração do motor?
Um abraço e bom domingo!
Thiago
Com certeza! Já lí vários relatos sobre pessoas que fazem isto, regularmente, no verão. Mas antes disso, verifique se o sistema de isolamento do cilindro traseiro, em baixa rotação, está acionado. É muito importante, para baixar a temperatura do motor, especialmente em tráfego urbano.
ExcluirWilson, boa tarde.
ResponderExcluirTenho o hábito de utilizar o isolamento do do cilindro traseiro em dias quentes. Realmente ajuda. Agradeço a dica!
Vou retirar os dois porta-luvas e depois dou notícias.
Um abraço e boa semana!
Thiago
Thiago, obrigado. Este é o objetivo do blog: compartilhar informações e experiências. Abraços.
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