segunda-feira, 9 de maio de 2011

Importação de Gasolina Pela Petrobrás

A Petrobras fechou a importação de 1 milhão de barris de gasolina para abastecer o mercado brasileiro em maio. Com isso, as importações do derivado nos cinco primeiros meses do ano vão chegar a 2,5 milhões de barris. 
(Em todo o ano de 2010 foram importados 3 milhões de barris - nota do autor)

O diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, afirmou que o consumo dos derivados de petróleo no primeiro trimestre subiu 4,5%, e acrescentou que a gasolina está próxima dessa média. Além de gasolina, a Petrobras importou este ano diesel, a uma média de 70 mil barris por dia, e gás liquefeito de petróleo (GLP), o que, segundo ele, foi comprado "de forma esporádica" ao longo do ano.

Costa ressaltou que as importações de gasolina não ameaçam a tendência de o superávit comercial da empresa fechar o ano com alta expressiva. O diretor ponderou que ainda não há uma estimativa para o desempenho do saldo comercial em 2011, mas garantiu que o valor será positivo. O executivo destacou que a empresa tem batido recorde de produção de gasolina nas refinarias, com cerca de400 mil barris diários, volume próximo ao consumo brasileiro.

"A importação de gasolina é pequena, cerca de seis dias de consumo", disse o executivo. No ano passado, a empresa importou 3 milhões de barris de gasolina. O diretor negou que a companhia esteja estudando, no momento, novas importações.

Segundo ele, a importação de 2,5 milhões de barris de gasolina este ano até maio é consequência da intenção da companhia de manter algum produto nos estoques. "Estamos batendo recorde deprodução de gasolina nas refinarias. Fizemos mudança de catalisadores nas unidades de craqueamento catalítico e isso propiciou o aumento da produção de gasolina. Essa importação que fazemos é mais para ter um estoque de segurança", afirmou, lembrando que todas as refinarias da estatal estão operando a capacidade plena, entre 1,85 milhão e 1,9 milhão de barris por dia de derivados. "Este ano teremos menos parada para manutenção que no ano passado."

O diretor também acredita que o consumo de gasolina vá diminuir nos próximos meses com a entrada da atual safra de cana-de-açúcar no mercado. Costa afirmou que não há nenhuma decisão tomada a respeito de um possível aumento dos combustíveis nas refinarias. "Continuamos analisando dentro da visão de política de longo prazo. Neste minuto não temos nenhuma posição a respeito."
 Fonte: Valor Econômico

Com seu ufanismo patológico e megalômano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  comemorou no dia 30 de abril de 2005, com rojões e apitos, o que chamou de auto-suficiência de petróleo. 
Sem o mínimo pejo fez afirmativas que hoje mostram ser deslavadas mentiras associadas a delírios:
“O meu governo teve a felicidade de contribuir para essa vitória, porém ninguém é mais responsável por essa vitória do que o trabalhador brasileiro, que a construiu de heróica, em mais de meio século. A partir de agora, estamos livre tanto de crises de abastecimento como de oscilações agudas no preço do petróleo. Com ela, o Brasil amplia sua inserção soberana no mundo. É mais um marco de independência, como foi, igualmente, a nossa decisão de zerar a dívida com o FMI. Com estas conquistas, estamos reduzindo a nossa vulnerabilidade externa e nos tornando mais fortes e mais livres. Um símbolo de otimismo e de vitória sobre o discurso derrotista que domina certos setores da vida nacional.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário