quinta-feira, 24 de março de 2011

Como Moeda Nova

Com toda nossa sofrida cultura economica, os brasileiros não dão muita importância a moedas. Ainda assim, quase ninguém ignora uma moeda nova e brilhante, caída no chão. Temos todos o impulso de apanhá-la. É natural.

Os seres humanos gostam de coisas brilhantes. Eu gosto de coisas brilhantes e gosto muito dos cromados da minha Harley-Davidson. E gosto de mantê-los sempre brilhantes.


Nunca tive dificuldade em vender meus carros ou motocicletas. Na maioria das vezes, são comprados por amigos ou amigo de amigos. Raramente – nunca nos últimos 20 anos – tive que colocar uma veículo meu numa revenda ou garage. Na realidade, basta divulgar minha decisão de venda e logo aparece um comprador.


O mesmo acontecia com os carros da companhia. Quando chegava a hora de substituí-los havia sempre uma fila à espera para comprá-los da empresa. As pessoas sabiam que eu cuidava do veículo como se fosse meu.

A realidade é que as pessoas gostam de comprar um veículo que tenha boa aparência. E se você relaxou o cuidado com a sua motocicleta durante anos, não vai ser uma rápida passagem pelo lavador que vai mudar isso.

Durante a maioria da minha vida adulta, morei em casas com amplas garages. Sempre gostei de lavar e cuidar das motos e dos carros. Meu filho herdou o mesmo gosto e mantém seus veículos em condições impecáveis.  Mas mesmo vivendo em apartamento, com todas as restrições de uma garage coletiva, podemos manter a motocicleta em excelentes condições.


Quem gosta de uma motocicleta limpa, gosta também de uma motocicleta bem cuidada em todos os detalhes. Freios, pneus, velas, motor, parte elétrica, pintura.

Alguns detalhes que ajudam a manter sua motocicleta com aparência de nova:
  • Ao retornar de uma viagem ou passeio longo, lave sua moto e lubrifique os pontos necessários. Aplique silicone sobre os cromados.
  • Depois de bem seca e com o motor frio, cubra a motocicleta com uma capa forrada com tecido macio (para não arranhar a pintura).
  • Não deixe o motor parado durante muito tempo; ligue o motor ou – melhor ainda – dê uma pequena volta com a motocicleta, pelo menos uma vez a cada 10 dias.
  • De preferência guarde a motocicleta com o tanque cheio e prefira gasolina Podium, que cria menos resíduo. Se não usa a gasolina Podium regularmente, abasteça só meio-tanque, da primeira vez, para evitar entupimentos nos injetores (recomendação da Petrobrás).

Faça sempre a manutenção de sua motocicleta em oficinas confiáveis. Recorra a seus amigos e peça uma recomendação. Motociclista é sempre amigável e gosta de ajudar.

Pilote sempre com segurança.

6 comentários:

  1. Pois é... enquanto sua moto pode ser comparada a um carro de madame, a minha pode ser comparada a um taxi.... a última lavagem deve ter sido em setembro ou outubro do ano passado!

    Acho a conservação de ítens de uso mais importantes que a conservação da aparência e mesmo assim a minha moto é das que apresentam o menor índice de oxidação (apenas nos espelhos e suportes dos piscas dianteiros, além das marcas de asfalto nas canelas e nas plataformas).

    Em relação à mecânica já é diferente: pneus, freios e lubrificantes seguem o manual da fábrica mantendo a moto sempre em boas condições para sair para o Atacama no momento em que for necessário.

    Filosofias diferentes, mas com os mesmos objetivos: rodar muito!

    ResponderExcluir
  2. Wolfmann,
    temos um colega daqui que usa a seguinte expressão: "Quem quer tomar banho, toma. Quem não quer, não toma."
    Sou um seguidor deste conceito, no que diz respeito a motocicletas. Acho que sempre devemos fazer o que gostamos e da maneira que achamos melhor. Outro amigo, um veterano de muitas décadas na estrada, não permite reparos cosméticos na sua Harley. Os eventuais arranhões ou marcas, são chamados por êle de "cicatrizes", que devem ser respeitadas.
    É um mundo interessante, para se dizer o mínimo.
    Agora, "carro de madame ...?????". Gime a break, man!

    ResponderExcluir
  3. Carro de madame é aquele carro que está sempre limpo, sem poeira nos tapetes e nem sequer lixo no cinzeiro... o motorista tem de fazer alguma coisa enquanto espera...

    Eu chamo de carro de madame toda a HD que anda por aí reluzente e brilhando... afinal alguém tem de ficar limpando a coitada porque se depender de mim vai ser difícil.

    O que a chuva molha, o vento seca... e se ainda chegar molhada em casa, seco com a camiseta do corpo e tá limpa até a próxima chuva.

    Lavo semestralmente para ver se aparece alguma mancha nova, principalmente nas juntas da primária ou cabeçote. Fora isso ela roda do jeito que estiver.

    E concordo com as cicatrizes: a minha Fat tem uma há mais de três anos causada por um alucinado no estacionamento da faculdade. O alucinado "se permitiu" ficar no anonimato, mas o segurança me indicou-o. Infelizmente para ele, eu era monitor do Escritório Modelo na época e ele um aluno um pouco relapso: resultado final foram três reprovações por faltas,

    ResponderExcluir
  4. Hehehe, vou me lembrar disso quando me matricular para qualquer outro curso (rsrsrs).
    Eu mesmo sempre gostei de lavar minhas motos. Aqui em Balneário Camboriú não dá, pois moro em apartamento (e ainda por cima sou o síndico!!!).

    ResponderExcluir
  5. Vocês são ótimos! Ambos mantem respectivamente os melhores Blogs no Brasil sobre Harley Davidson e afins. Sou leitor assíduo dos dois.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Roque, eu também gosto de lavar a minha moto e passar um polidor nas partes cromadas, pois evita o início de pontos de ferrugem...
    Quando é a gente que cuida, parece que ela responde sempre positivamente...Ou seja, reconhece o nosso cuidado.
    Abraço

    ResponderExcluir