domingo, 13 de março de 2011

Comprando Mapas da Garmin

Recentemente fui procurado por um cliente que precisava instalar um mapa da Europa no seu GPS Garmin. Ele havia comprado o mapa pela Internet (para download) e estava encontrando dificuldades para instalá-lo.

Ao verificar o GPS, notei que o modelo adquirido tinha várias limitações: memória muito pequena, com pouco espaço livre para adicionar qualquer dado; não roteável; não trazia o programa MapSource para ser instalado no computador.

Em outras palavras, um modelo muito restrito, que só se recomenda para aqueles que não pretendem fazer viagens para regiões não cobertas pelo mapa instalado no aparelho (neste caso era o City North America NT).

Aparentemente o cliente havia tentado baixar o mapa e deve ter cometido algum engano na instalação, bloqueando o mapa.
Graças ao apoio prestado pelo pessoal da Assistência Técnica da Garmin nos EUA, consegui baixar o mapa europeu de novo, desbloqueá-lo e instalá-lo num cartão Micro SDHC, permitindo seu uso na viagem que ele está planejando para o final deste mês.

Os mapas disponibilizados pela Garmin tem as seguintes apresentações, normalmente com o mesmo preço (pode ter custo adicional de envio):
  •   DVD/CD: mapas adquiridos neste formato necessitam um computador, mas permitem o planejamento de viagens e a transferência de POIs (pontos de interesse), rotas e trilhas, do seu computador para o GPS e vice-versa. O processo de instalação requer que o programa MapSource seja instalado no seu computador e ser usado para enviar o mapa para seu GPS ou para um cartão/dvd/cd em branco. A maioria dos mapas neste formato já vem desbloqueado para uso em um só dispositivo e não são transferíveis. A atualização só é possível com a aquisição do update, quando e se disponíveis. Em outras palavras, se você tiver mais de um dispositivo, não poderá usá-lo nos dois.
  •  Cartão digital: cartões de memória digitais pré-programados podem ser utilizados diretamente. É só inserí-lo no GPS e começar a usá-lo. Mapas neste formato não necessitam desbloqueo, o que permite seu uso em qualquer dispositivo. Por outro lado, não há como enviá-lo para seu computador, para ser utilizado com o MapSource. Tampouco podem ser atualizados. A atualização só é possível com a compra de outro cartão digital com a versão mais recente.
  •  Conteúto descarregável via Internet: os mapas adquiridos nesta modalidade são baixados diretamente do site da Garmin na Internet. É o meio mais rápido de ter o mapa, pois já estará disponível no momento em que você concretiza a compra. O tempo de descarga do mapa para seu computador, entretanto, pode levar várias horas. Os mapas podem ser transferidos diretamente para seu dispositivo ou para um cartão de memória, mas são desbloqueados para uso em um único dispositivo. Tal qual os mapas em DVD/CD, não são transferíveis para uso em outros dispositivos. Da mesma forma que os mapas adquiridos em cartão digital de memória, não podem ser instalados em seu computador para uso com o MapSource, não permitindo o planejamento de rotas. Da mesma forma, não podem ser atualizados. Versões atualizadas tem que ser compradas e baixadas novamente.
Em resumo: procure adquirir seu GPS Garmin com o mapa residente (aquele que já vem instalado no dispositivo) do país/continente que você mais visita. E adquira os outros, na medida das suas necessidades.

Aqui no Brasil, além dos mapas vendidos pela Garmin, temos os excelentes mapas disponibilizados gratuitamente pelo Projeto TrackSource, que podem ser descarregados no seu computador  – ou diretamente no dispositivo – sem qualquer custo.

Ah, um detalhe importante. Contrariamente ao que se comenta por algumas pessoas que vendem os produtos Garmin no Brasil, os mapas do Projeto TrackSource não são “piratas”. Os mapas são produzidos por voluntários espalhados pelo Brasil todo, que coletam os dados e os enviam para o Projeto TrackSource, que os disponibiliza a qualquer interessado. 
Instalá-los no seu GPS Garmin tão pouco constitue ato de pirataria. 
A Garmin utiliza um programa base – MapSource – que você adquire ao comprar um  GPS fabricados pela Garmin ou quando compra um mapa da Garmin. Como você comprou, passa a ser dono daquela versão do MapSource e pode utilizá-lo com qualquer mapa que você quiser.

Os mapas vendidos pela Garmin são, na realidade, produzidos pela Navteq, uma empresa dos Estados Unidos e que pertence à Nokia Corporation. 
A Navteq produz mapas e os vende para muitos clientes, tais como as montadoras de veículos BMW, Chrysler, Dodge, Jeep e Mini, os fabricantes de GPS Airis, Belson, Motorola, Nokia, Garmin, Navigon e Falk, além de sites na Internet, como o MapQuest, Yahoo!, Locatienet, Zingy, entre muitas outras empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário