1981 FLH-80 Heritage Edition |
A Harley-Davidson Heritage FLH-80 foi uma edição especial, com sómente 1.001 motocicletas, fabricadas em 1981 e com detalhes lembrando as motos dos primeiros anos da H-D.
Com um motor de 80 polegadas cúbicas (1310 cc) e transmissão de quatro velocidades, esta motocicleta foi a primeiríssima a ser produzida depois do que ficou conhecido como “dia da independência”, por ter sido fabricada após a Harley-Davidson deixar de ser parte da AMF e voltar a ser administrada por seus empregados e por descendentes dos fundadores da marca.
Liderados por Willie G. Davidson, um grupo de 13 executivos comprou a empresa de volta, abrindo seu capital, que passou a ter suas ações negociadas na Bolsa de New York.
O logotipo no tanque era usado entre 1910 e a década de 1920, assim como a pintura nas cores laranja e verde-oliva.
Esta moto está em exposição no Museu da Harley-Davidson em Milwaukee, Wisconsin.
1981 FLT-80 Tour Glide |
Da mesma fornada, a FLT-80 Tour Glide 1981, com o mesmo motor de 1310 cc, mas com transmissão de 5 marchas, fez parte de um conjunto de 13 motocicletas especialmente preparadas para os membros da comissão que promoveu a recompra da empresa.
Esta motocicleta foi presenteada a Jeffrey L. Bleustein, então Vice-Presidente de Engenharia e que se tornou o primeiro Presidente da Harley-Davidson Motor Company, como sociedade anônima. Em 1999 êle a doou para o acervo do museu, então em planejamento. O museu só foi inaugurado em 2008, nas comemorações dos 105 anos da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário