terça-feira, 2 de março de 2010

Serra do Rio do Rastro ao Som de Blues - O Relato

Não poderíamos ter pedido um clima melhor, para os dois eventos. Na noite de sexta-feira, a temperatura estava muito agradável, permitindo que todos curtissem o som da Mario's Brothers Band, desfrutassem sua bebida predileta e os aperitivos oferecidos pelo Chef João Rodolfo, da HD Point Café.

A Mario's Brothers Band precisou de um "back vocal", o que não foi problema para a Rô Tarnovski e para a Leide Altrão.

Uma noite no melhor estilo Harley, com amigos que pilotam também outras marcas mas que compartilham o mesmo espírito.
O ambiente era de pura camaradagem, com alegria, descontração e muita animação.


No sábado, bem cedo, começamos o início do nosso passeio, com destino à Serra do Rio do Rastro, na serra catarinense. Quem ainda não conhece, recomendo. Um dos lugares mais bonitos do sul do Brasil.
Como tínhamos que fazer 600 quilômetros em 12 horas, saímos de Balneário Camboriú às 07:15 da manhã, seguindo pela BR-101 Sul até Florianópolis. Lá, no início da BR-282, um grupo de amigos se juntou ao nosso grupo e seguimos em direção oeste.
A BR-282 está muito boa, com asfalto de boa qualidade e bem sinalizada. Há uma obra de recapeamento da pista, cerca de 8 km antes da cidade de Alfredo Wagner. Esta obra só permite passagem em um sentido, o que nos atrasou cerca de meia hora.


Após o reabastecimento no Posto Janaína, nas margens da BR-282 em Bom Retiro, entramos pela SC-430 (Estrada das Neves), em direção a Urubici e pela SC-438 até Bom Jardim da Serra.
Este trecho, bastante sinuoso e, na maioria do percurso, sem acostamento, foi percorrido sem problemas e chegamos na Churrascaria Cascata, em Bom Jardim da Serra, por volta das 11:45.


Um bufê com churrasco rodízio estava nos esperando e todo o grupo pôde almoçar tranquilamente, além de fazer um pequeno descanso.



Saímos do restaurante, seguindo os poucos quilômetros que faltavam para chegar ao Mirante da Serra do Rio do Rastro, onde paramos para as fotografias.


Descemos a Serra em dois grupos, separados por um minuto entre eles e chegamos nos final da serra, em Lauro Müller, onde nos reagrupamos. A maioria dos pilotos havia descido a Serra do Rio do Rastro pela primeira vez e ficaram todos encantados com a experiência.



De Lauro Müller seguimos pela SC-438 até Tubarão, SC, passando por Orleans, São Ludgero, Braço do Norte e Gravatal. A estrada está bem conservada e bem sinalizada, com as tradicionais lombadas (eletrônicas e físicas) nos trechos urbanos.

Chegando em Tubarão, começamos o trecho com as obras de duplicação intermináveis, que fazem da BR-101 Sul um pesadelo para o motociclista, em especial para as motocicletas "custom".

Um detalhe: de Tubarão até Imbituba, na BR-101 sentido norte, não há nenhum posto de gasolina em 52 km de rodovia. Considerem isto, quando estiver planejando seu passeio ou viagem. No nosso grupo tínhamos alguns colegas com tanques de menor capacidade e tivemos que levar sua autonomia em conta, durante a viagem.

Depois do reabastecimento em Imbituba, seguimos direto para Balneário Camboriú. Em Florianópolis o pessoal que mora lá se despediu de nós, afirmando que vão participar de outros passeios do nosso grupo.

Chegamos na HD Point, em Balneário Camboriú às 18:35, dentro do horário previsto na programação. A HD Point Café nos esperava com um bom café expresso, pão-de-queijo e bebidas variadas.

Neste evento tivemos a participação de motociclistas de Curitiba, Blumenau, Itajaí, Navegantes, Florianópolis, Joinville, Belo Horizonte e Balneário Camboriú. Veja mais fotos aqui.

Um comentário:

  1. Que belo passeio hein Roque? Nota 10...quando tiver outros...me convidem. Terei o máximo prazer em acompanhá-los. Grande abraço

    Jacson Padilha - Canoinhas-SC

    ResponderExcluir