segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Acidente Grave

Um dos blogs que eu acompanho é o do Wolfmann, harleyro do Rio de Janeiro.
Gosto muito de suas postagens, sempre escritas com isenção e bem direcionadas ao verdadeiro espírito Harley.
No último sábado, num passeio do HOG do Rio de Janeiro, sua esposa Silvana, também uma harleyra, sofreu um acidente muito grave, devido à má condução de um caminhoneiro.
Vejam o relato do acidente, feito pelo próprio Wolfmann, em seu blog no domingo:
"Ontem no passeio de sábado tivemos um grave acidente, infelizmente a acidentada é a minha esposa. Companheira fiel, querida e muito amada por mim e por todos os amigos do HOG RJ.
Um motorista de caminhão imprudente jogou-a junto com a FX dela em um mureta fazendo com que a moto a catapultasse e ela acabasse sendo arrastada por alguns metros pelas rodas traseiras do caminhão baú de três eixos.
O caminhão passou por cima da motocicleta e deve ter acionado os freios, por isso não passou por sobre o corpo da minha esposa.
O resultado do grave acidente é um quadro instável hemodinamicamente falando, duas fraturas expostas já estabilizadas e uma fratura na clavícula que ainda não pode ser tratada cirurgicamente exatamente por conta do grave quadro hemodinâmico.
O que posso dizer é pouco diante da solidariedade que todos vem oferecendo, colegas médicos indo ao Hospital em Petropólis para se informar e o meu maior agradecimento ao amigo Paul, que vinha bem atrás, mas chegou logo em seguida ao acidente e como médico em Petropólis conseguiu um rápido resgate da minha esposa: em menos de quinze minutos três ambulâncias, sendo uma com uti móvel, chegaram para fazer o atendimento a ela.
Também não posso deixar de agradecer ao Zé Roberto, gerente da loja HD RJ, que rapidamente conseguiu movimentar toda a chefia de cirurgia das diversas especialidades que eram necessárias agilizando ainda mais o socorro a ela.
Amigos, todos aqueles que estão se manifestando, que lá estiveram, que souberam e telefonaram, muito obrigado por todo o carinho que estão cercando nosso lar abalado.
Hoje, domingo, eu a vi no CTI, seu quadro é grave, mas ela vem lutando para melhorar e superar o trauma. A recuperação será difícil e muito lenta por conta do punho esquerdo que foi muito judiado, mas tenho fé em Deus, em uma força maior, que não será esse o fim da estória dela conosco!"`
Hoje, pela manhã, tivemos uma atualização da recuperação da Silvana.
É o próprio Wolfmann que nos conta:
"Silvana vem apresentando sensíveis melhoras no quadro clínico, demonstrando uma grande recuperação. Ontem a noite, após a visita das 19h30 que foi feita pelos meus dois filhos mais velhos que estão acompanhando tudo em Petropólis, o boletim dos médicos informava uma sensível melhora no quadro cliníco, dispensando uma droga chamada NORADRENALINA que era responsável por manter o equilíbrio hemodinânico dela. O quadro respiratório também apresentava melhoras, com diminuição da necessidade da ventilação forçada dos pulmões demonstrando uma recuperação excelente.
Hoje de manhã, conversei com o Paul, médico que prestou os primeiros atendimentos junto comigo no momento do acidente e que vem acompanhando o caso mais de perto por trabalhar em Petropólis, e ele já atualizou a situação dizendo que ela se encontra estável, sem uso da NORA e com melhor resposta ainda no quadro pulmonar, demonstrando muita esperança em que possa ser desentubada nos próximos dias.
Eu estou me ocupando do nosso caçulinha, que vem sentindo a tristeza geral, mas ainda não se manifestou em perguntar pela Silvana e por isso ainda não disse a ele que a mãe vai demorar a voltar para casa (medo de traumatizar o menino ou apenas pura covardia de não saber como amparar ainda mais a ele que é tão ligado a mãe), e por isso tudo fica mais difícil ir atualizando a todos.
O que posso dizer é: após a postagem nos Fóruns que participo e que conhecem pessoalmente a Silvana e aqui no Blog, a corrente ficou ainda maior e com certeza isso chegou nela pois vem conseguindo tirar forças de onde não tenho idéia.
Foi um acidente muito feio e quando a vi ontem no hospital após a cirurgia, no horário permitido a visitas, fiquei muito acabado, mas hoje estou esperançoso e confortado pelos amigos que vem dando o seu apoio da melhor forma possível.
Amigos, é impossível passar para vocês o sentimento de alívio após as ultimas 24 horas, onde ela vem crescendo na recuperação, se livrando de medicamentos poderosos e com várias contra-indicações em tempo muito curto.
Ela hoje depende do respirador para um conforto maior pois parece que o quadro asmático está superado e os drenos nos pulmões já mostram muito pouca secreção a ser expelida. Os níveis do respirador estão praticamente em níveis de pressão amosférica indicando que se ela não tivesse sofrido as fraturas nas costelas e a contusão pulmonar, provavelmente estaria respirando sozinha, mas isso ainda deve ser muito doloroso e por isso está mantido o entubamento.
Os médicos demonstram muito carinho e por ela e todos no hospital se mostram surpresos com o número de pessoas e médicos interessados pelo estado dela, assim como pelo entra e sai de HDs do estacionamento. Espero que muito rapidamente ela possa estar fora do CTI.
Muito obrigado pela corrente positiva, pelas orações e agora o tempo parece conspirar a nosso favor e não contra nós como foi no início. Tentarei manter atualizado o quadro dela."
Tenho certeza que a Silvana está presente em nossos pensamentos, quando estivermos fazendo nossas orações.

2 comentários:

  1. fiquei muito contente com a noticia de que silvana esta se restabelecendo, vou incluir ela em minhas orações, sou motorista de onibus e sempre respeitei motociclista na estrada por saber que são fragis em caso de colisão. gostaria de deixar meu apelo para que outros motoristas respeitassem tambem esta classe.

    ResponderExcluir
  2. Carawelle,
    pessoas como você é que engrandecem os profissionais da estrada.

    ResponderExcluir