quarta-feira, 15 de julho de 2009

Capacetes para Motociclismo – Forma e Conforto

Escolher um capacete para motociclismo seria fácil se fôsse só uma questão de escolher o tamanho e a côr. Infelizmente, marcas diferentes ou mesmo modelos diferentes da mesma marca encaixam diferentemente na nossa cabeça e nos proporcionam conforto ou desconforto – e o preço não tem nada a ver com o resultado final. Alguns capacetes mais baratos podem ser mais confortáveis do que outros mais caros, do mesmo fabricante ou de fabricantes diferentes. Aparentemente, muitos pilotos não se dão conta que, além do tamanho, capacetes vem com uma infinidade de formas internas diferentes. A forma é um dos mais importantes fatores na compra de um capacete, já que a cabeça humana também tem formas das mais variadas. Capacetes são um item caro no vestuário de um motociclista (assim como as jaquetas) e se você só pode ter um, deve procurar aquele que se encaixe melhor na sua cabeça e possa ser usado em todas as condições de tempo, se possível. Na realidade, é quase impossível determinar aquele que é mais confortável, sem experimentar diferentes tipos e modelos de capacetes. E a recomendação de amigos não são, necessáriamente um ajuda válida. O que pode ser confortável para ele ou ela, pode ser bastante desconfortável para você. Mesmo um capacete que pareça excelente quando experimentado na loja, transforma-se num instrumento de tortura medieval, depois de algum tempo de pilotagem na estrada, por exemplo. Claro que o problema fica mais complicado, quando se pretende comprar um capacete via internet. Dificilmente uma loja “online” aceitará um capacete de volta, depois de ter sido usado, ainda que por pouco tempo. Segurança deve ser o fator primordial na escolha de um capacete, mas o outro aspecto de definição deve ser o conforto ao usá-lo. Qualquer proteção que o capacete possa oferecer não terá nenhum valor se ele for desconfortável ao usá-lo.

É bastante complexo tentar explicar por que as pessoas (como eu) gostam tanto de pilotar uma motocicleta, especialmente se for por puro prazer (sem obrigação profissional ou de custo). O ato de pilotar é uma forma de meditação, porque a concentração requerida na pilotagem com segurança tende a focar o cérebro do piloto de tal maneira, que o distrai de outras questões (problemas, inquietudes, ansiedades, etc.). Isto cria uma concentração mental que, na verdade, nos afasta dos outros pensamentos que normalmente fluem pela nossa mente. O resultado é que sua mente volta rejuvenescida depois um passeio de motocicleta, da mesma forma como se acabasse de sair de uma sessão de meditação ou relaxamento. Pensamentos sobre o que comer, com quem se reunir ou as outras preocupações estressantes do dia-a-dia (pressões no trabalho ou em casa), desaparecem de nossas mentes durante um passeio de motocicleta, por que a concentração necessária na pilotagem levam os outros pensamentos para bem longe. Pilotar com segurança quer dizer está atento e concentrado durante todo o tempo – porisso é importante parar e descansar em intervalos frequentes durante uma longa viagem de motocicleta. Mas, o que tem isso tem a ver com o capacete? Você não deve estar preocupado com o capacete, com a jaqueta, com a luva ou com as botas. Esses itens tem que se transformar na sua segunda pele e ser parte integrante de seu corpo, para que sua mente não perca a concentração na pilotagem e comece a se ocupar com o desconforto que estão causando. Os estudos de acidentes de motocicletas, mostram que a maioria daqueles não envolvendo outros veículos, ocorrem com a colisão da motocicleta contra um ponto fixo na estrada ou por derrapagem em curvas, feitas em velocidades excessivas. Quantos desses acidentes não são causados por perda de concentração, talvez ocasionada pelo desconforto de algum item de nosso vestuário?

Recomendo fazer uma pesquina pela internet e procurar a opinião de quem já tem um capacete igual ao que você está pretendendo comprar. Itens como peso, estrutura e composição do casco e do interior, qualidade do revestimento (se é lavável ou não), forma de abrir/fechar a jugular, facilidade de abrí-lo (nos modelos escamoteáveis), são importantes para sua correta avaliação. Portanto, considere todos os aspectos envolvidos, quando estiver procurando um novo capacete. Especialmente se for aquele que você usará "naquela" viagem que está programando há tanto tempo. Boa sorte e lembre-se: use sempre equipamento de segurança, quando pilotando: capacete, luvas, botas apropriadas e jaqueta resistente à abrasão.

2 comentários:

  1. uma coisa que muitos motociclistas fazem como forma de economizar é pegar um capacete em promoção (normalmente porque foi descontinuado ou porque é de um tamanho nos extremos da grade de tamanhos: XS(52-54) ou XL (60-62)) e adaptar para o tamanho fazendo enchimento ou diminuindo a espessura do forro.
    Exceto em casos especialíssimos, essa prática simplesmente desconfigura o casco e inutiliza o capacete como equipamento de proteção.
    Capacete bom é aquele capacete que tem o tamanho certo para a sua cabeça. Modelo (aberto, fechado ou modular) é questão de preferência. Eu uso um aberto para trajetos diários dentro da cidade ou pequenas viagens e um fechado para viagens mais longas.
    Minha esposa fez um belo investimento em um Shark Evoline (modular) e diz que nada paga o privilégio de estar com um capacete fechado na estrada e com um click passar para um aberto ao chegar no destino.

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  2. Gostaria muito de saber se há,no Brasil,algum fabricante de capacetes para motociclistas com seu produto em tamanho maior que o 62,mesmo que por encomenda,pois não vou poder andar com a moto que acabei de adquirir,financiada,com um tamanho pequeno,inadequado e desconfortável para o uso diário. O 62,para minha surpresa, revelou-se com os defeitos acima citados. Agradecerei muito sugestões o mais rápido possível.

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