domingo, 25 de maio de 2008

The Drop Zone – A Zona da Queda

Todo veterano do motociclismo sabe (e alguns calouros, também), que só existem dois tipos de motocicletas: aquelas que já tombaram e aquelas que ainda vão tombar. As motocicletas de grande porte são pesadas e necessitam estar em posição quase vertical para que o seu peso não se translade e provoque o seu tombamento. Ainda que a pior parte do tombamento de uma motocicleta seja o embaraço que causa ao seu piloto (ainda mais quando seus amigos estão olhando . . .), uma parte ainda mais embaraçosa será você não conseguir colocá-la de pé, sózinho. Qualquer que seja a situação, evite a tentação de correr para levantar sua motocicleta. A pressa só vai fazer a situação piorar e pode ainda causar uma lesão na sua musculatura. Não há nenhuma vergonha em tombar uma motocicleta, portanto tome seu tempo e faça a coisa da maneira correta. O primeiro passo é acalmar-se, tomar um pouco de ar e se recompor. Algumas perguntas devem ser feitas: alguém se machucou? Você se sente capaz de levantar a motocicleta sózinho? Se tiver alguma outra pessoa próxima, não se envergonhe de pedir ajuda. Mais uma vez, não é nenhuma vergonha pedir alguém para ajudá-lo. Na realidade, é uma ótima idéia. Agora, vamos checar a nossa máquina: certifique-se que o motor está desligado. Feche a válvula do combustível, se sua motociclete é carburada. Certifique-se que não houve derramamento de combustível no chão ou em qualquer parte da motocicleta. Tome muito cuidado, se houver. Se a motocicleta tombou para o lado direito, extenda primeiro o descanso e engrene a marcha em primeira. Agora, use esta técnica para levantar sua motocicleta :
(Technique II – Motocicletas pesadas – uma motocicleta que tombou para o lado esquerdo) 1 - Vire o guidão para a posição de travamento.
2 - Encontre o ponto de equilíbrio entre os dois eixos, considerando o peso do motor. Você quer o ponto onde o peso da motocicleta estará bem distribuído no sentido do comprimento.
3 - Abaixe-se e coloque as costas/nádegas de encontro ao banco do piloto. Mantenha suas costas eretas.
4 - Com uma mão, agarre a manopla, mantendo o seu punho reto.
5 - Com a outra mão, agarre uma parte da estrutura da motocicleta, tomando o cuidado para não agarrar nenhuma parte quente (escapamento, por exemplo).
6 - Suspenda a motocicleta usando suas pernas, enquanto continua empurrando a motocicleta com as nádegas, em pequenos movimentos, para colocá-la na vertical. Mantenha suas costas eretas.
7 - Abaixe o descanço da motocicleta (neste exemplo) e coloque-a num lugar seguro. Depois que sua motocicleta estiver na posição vertical e devidamente estacionada em um lugar seguro, tome alguns minutos para inspecioná-la e verificar se houve alguma avaria. Na maioria das vezes, o tombamento só ocasiona alguns arranhões e assim mesmo no mata-cachorro. Mas verifique se não há alguma parte da motocicleta raspando o pneu, especialmente quando você ( e o seu garupa) estiver sentado na motocicleta. Cuidado especial deve ser tomado com as manoplas, para verificar se o freio de mão ou a embreagem, não foram afetados. Se tiverem sido atingidos, mesmo que aparentem boas condições, devem ser substituídos na primeira oportunidade. (adaptação livre de um artigo escrito por Becky Tillman, Instrutora Líder da Academia Harley-Davidson de Motociclismo e publicado na revista Hog Tales, de Março/Abril de 2008)

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