quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Esquadrilha da Fumaça: aeronaves e bolachas nos 70 anos de existência

Embraer EMB-314 Super Tucano
O Esquadrão de Demonstração Aérea, também conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, é responsável pela divulgação da Força Aérea Brasileira (FAB) em território nacional e internacional. Sua sede se localiza na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga.

A Esquadrilha da Fumaça originou-se em 1952 pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar. Fez sua primeira apresentação pública no dia 14/5/1952.

Seu primeiro comandante (1952-1953) foi o então Tenente-Aviador Mario Sobrinho Domenech. O Coronel-Aviador Domenech, já na reserva, foi presidente da ACA - Associação Carioca de Aeromodelismo (o mais antigo clube de aeromodelismo do Brasil, fundado em 1949), de 1986 a 1991.

Ao longo de sua existência a Esquadrilha da Fumaça operou as seguintes aeronaves e ostentou as cores e os brasões abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário