segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Hangar 9 Valiant + DLE 40 Twin: primeira revisão


Neste fim de semana o Valiant completou 55 voos e atingiu o ponto da primeira revisão geral. Com uma média de 10 minutos por voo, isto indica mais de 9 horas de funcionamento.

A primeira parte a ser inspecionada é a motorização. O motor DLE 40 bicilindro tem se comportado muito bem, sem apresentar qualquer variação no desempenho, seja em temperaturas baixas, seja em tempo ameno.

Ao retirar o carburador para verificar a situação da peneira de filtragem, encontrei a seguinte condição:

O carburador não apresentava sujeira e a peneira não reteve nenhuma impureza que pudesse comprometer o funcionamento do motor. Como prática rotineira, uso gasolina Podium (menor percentual de etanol do mercado: 25%) comprada em posto que conheço há muitos anos e que tem um grande movimento. Isto garante que o combustível comercializado é sempre de produção recente e, aparentemente, sem mistura ilegal (nunca tive problema com este posto, nem nos aeromodelos nem no meu veículo).

A gasolina é filtrada antes de abastecer o aeromodelo e uso um tanque transparente, facilitando a inspeção visual pré-voo.

Não foi observado nenhum vazamento nas juntas dos escapamentos, indicando que o aperto dos parafusos de fixação está íntegro.

De qualquer forma foi feito a inspeção geral e limpeza de rotina (veja a postagem Carburadores Walbro: como fazer uma manutenção adequada).

As velas também foram inspecionadas e estavam com a coloração adequada, indicando que a mistura está correta, considerando que o motor funcionou com a agulha de alta aberta 1/16 de volta acima do normal, já que o DLE 40 Twin estava ainda no processo de amaciamento em voo:


Outro ponto que mereceu um cuidado na inspeção foi a integridade dos parafusos que prendem o motor à parede de fogo. Eu sempre faço uma marcação com esmalte vermelho, para ter certeza de que não houve comprometimento no torque.


Em seguida foi feita uma inspeção detalhada nos servos e comandos das superfícies aerodinâmicas e na fixação do conjunto estabilizador/deriva/leme, que no Valiant é removível. 

Pronto: aeronave liberada para voo!



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