quarta-feira, 23 de junho de 2021

Graupner mz-16 e mz-32: cuidado com os carregadores Turbo!

 

A Graupner produz uma linha de transmissores de rádio-controle que se compara aos melhores do mundo, considerando a tecnologia empregada e os recursos de programação.

O mz-16 e o mz-32 são energizados por baterias LiPo de uma célula ou 3,7 volts nominais. A capacidade varia entre 4000 mAh e 9000 mAh, dependendo do modelo de transmissor adquirido. Qualquer delas funciona nos dois dispositivos.

As bateria LiPo (polímero de lítio) são excelentes e equipam vários dispositivos e aparelhos, desde drones e aeromodelos elétricos até computadores e telefone celulares, entre milhares de outros usos.

No caso dos transmissores mz-16 e mz-32, a recomendação da Graupner é usar a saída USB do seu computador ou um carregador de celular.

Acontece que os carregadores de celular e de outros dispositivos, podem oferecer uma corrente muito alta, para permitir uma recarga rápida. Isto acontece com a maioria dos celulares mais recentes no mercado, que vem com carregadores Turbo, com corrente de até 5A.

Um amigo nosso que é um conhecido piloto de aeromodelos elétricos e que tem muito conhecimento de eletrônica e de produtos Graupner, comeu uma "mosca" e usou um carregador Turbo para carregar seu mz-32.

Resultado: queima da placa USB do transmissor!!


Assim sendo, fica a dica: muito cuidado com a corrente de saída do carregador que você usar. 

NÃO USE CARREGADORES COM CORRENTE ACIMA DE 3A!

Bons voos!

Obs.: não conheço os transmissores de outras marcas, portanto não mencionei nenhum. Mas recomenda-se checar no manual ou com o fabricante, se há limitação de corrente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário