terça-feira, 22 de junho de 2021

Habilitado para voar drones/aeromodelos nos EUA

 

Eu sou associado da COBRA-Confederação Brasileira de Aeromodelismo desde 1959, quando a entidade foi criada com o nome de ABA-Associação Brasileira de Aeromodelismo.

Desde 1983 sou também membro da AMA-Academy of Model Aeronautics, o equivalente americano da COBRA (se bem que muito mais antigo - a AMA foi criada em 1936) e representante dos EUA junto à FAI-Fedération Aéronautique Internationale.

Com o advento dos drones, o aeromodelismo tem sido submetido a uma série de regras e regulamentos que tornam nosso hobby/esporte muito complicado. Como faço aeromodelismo desde criança, não vou deixar de faze-lo agora. Por isto, tenho que me adequar às regras.

A FAA-Federal Aviation Administration, o orgão máximo do governo dos EUA na administração do espaço aéreo, criou uma legislação recente onde obriga os aeromodelistas e operadores de drones (infelizmente incorporando o aeromodelismo como drone) a obter um Certificado que demonstre que o operador do Veículo Aéreo Não Tripulado (UAV na sigla em inglês) está devidamente qualificado, em termos de segurança de voo.

Há várias formas de se submeter à prova e obter o certificado. Uma delas é através da AMA. Foi o que fiz.

Hoje recebi meu certificado. É como uma CNH para aeromodelos. Você tem que estar em posse do seu certificado (serve a forma digital) e mostrá-lo às autoridades competentes, inclusive à polícia, se for solicitado.

A legislação brasileira é muito semelhante, ainda que não se exija um Certificado. Ainda.

Saiba mais aqui:

  • MCA 56-2 AERONAVES NÃO TRIPULADAS PARA USO RECREATIVO – AEROMODELOS, Manual do Comando da Aeronáutica, aprovado pela PORTARIA DECEA Nº113/DGCEA, DE 25 DE MAIO DE 2020 e que entrou em vigor em 1 de julho de 2020.
  • Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial – RBAC-E nº 94, aprovada pela Resolução nº 419 de 2 de maio de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário