domingo, 30 de maio de 2021

Aeronaves - A cronologia de uma paixão

 


O Comandante Marcelo Venâncio Brito publicou este livro ilustrado através da editora Aeronegócio Livros Aeronáuticos Ltda., de Curitiba, PR.

É um livro de figurinhas (600 figurinhas no total) que me faz retornar à minha infância, quando colecionei figurinhas de aviões que participaram da Segunda Guerra Mundial.

Um trabalho iniciado em 2018 e que agora chega ao público apaixonado pela aviação, através de vários E-commerce na Internet.

Tive a honra de receber um exemplar autografado pelo meu amigo Marcelo, quando voávamos nossos aeromodelos no Clube Fênix de Aeromodelismo, no último dia 27 de maio.

O livro cobre a aviação desde os primórdios de 1903 até aos nossos dias, com informações sobre as aeronaves e pioneiros como Alberto Santos-Dumont, os irmão Wright, Dimitri Sensaud de Lavaud (a primeira pessoa a decolar e pousar um aeroplano no Brasil!), William Boeing, Lloyd Stearman, Clyde Cessna e muitos outros.

Sem dúvida um tremendo trabalho de pesquisa e organização de dados e fotografias!

O Comandante Marcelo é um veterano da aviação executiva, onde opera um moderno Cessna Citation com capacidade de até 10 passageiros e dois tripulantes. 

Além de sua já extensa carreira aeronáutica, o Marcelo é proprietário de um Boeing Stearman N2S-1 Kaydet, originalmente da Marinha dos Estados Unidos, onde teve a matrícula 03169 USN. No Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos o Boeing Stearman recebeu a classificação PT-17 e é mais conhecido por esta sigla.

A aeronave foi construída em 1940 e serviu como treinamento primário para formação de aviadores navais da Marinha e dos Fuzileiros Navais. Foi dado baixo do serviço ativo em 1964 e registrada como aeronave civil com a matrícula americana N50065. 


Em Dezembro de 2012 foi trazida para o Brasil, onde recebeu a matrícula PR-ZLU.

Eu e o Marcelo no Aeroporto de Campo Largo em 5 de março de 2020

O Stearman está sendo reformado e pintado com as cores originais com que foi entregue à U.S. Navy em 1941. 


Um comentário:

  1. Olá, me chamo Karen e eu e meu filhos fomos a uma banca no mercadão de Curitiba, e tinha este àlbum. Fiquei interessada em adquirir, mas o meu medo é de não encontrar mais figurinhas, pois não consigo comprar muitas de uma vez. Você por acaso tem o contato da editora? Já que o àlbum é de 2021. Não consegui o contato pela internet. Obrigada

    ResponderExcluir