Globo terrestre mostrando a viagem de circumnavegação submerso do USS Triton em 1960. |
A Operação
Jato de Areia (Sandblast no original) foi o nome dada à primeira viagem de circumnavegação
submersa da história, realizada pelo submarino atômico USS Triton (SSRN-586) da
Marinha dos Estados Unidos, de 24 de fevereiro a 25 de abril de 1960.
USS Triton (SSRN-586) |
Sob o
comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra Edward L Beach Jr, um veterano altamente condecorado da Segunda Guerra Mundial, o USS Tritonfez a circumnavegação submersa em 60 dias
e 21 horas, percorrendo o total de 26.723 milhas náuticas
(ou 49.491 km) em uma velocidade média de 18 nós (33 km/h).
CMG Edward L. Beach Jr. |
No total do
cruzeiro, o submarino ficou 89 dias e 9 horas debaixo do nível do mar, um
recorde registrado no Guinness World Records e não superado até hoje.
A Operação
Jato de Areia foi idealizada no início de 1960 e planejada para terminar antes
da reunião agendada para maio (May 1960 Four Power Paris Summit), entre o
presidente Dwight D. Eisenhower e o primeiro ministro soviético Nikita
Khrushchev. A operação aumentou consideravelmente o prestígio militar
americano, ao provar que a frota de submarinos dos EUA poderia chegar a
qualquer parte do mundo sem ser detectada.
O USS
Triton foi o maior e mais poderoso submarino construído no mundo, na época,
sendo o primeiro a ser equipado com dois reatores nucleares, que permitiam ao
navio a velocidade média de 25 nós (52 km/h) em qualquer situação, submerso ou
na superfície. Nas provas de mar, antes de ser comissionado, o Triton atingiu
velocidades “bem acima de 30 nós (56 km/h)”, como registrado no Diário de
Bordo. A velocidade máxima nunca foi divulgada, como é praxe nos navios de
guerra dos EUA.
A potência
de seus reatores produziam 45.000 SHP, mas podiam chegar a 60.000 SHP, se
necessário.
O
Comandante Edward Beach, seu primeiro comandante, participou da Segunda Guerra
Mundial lutando contra os japoneses no Oceano Pacífico.
Serviu nos submarinos USS Trigger e USS Tirante, em patrulhas
contra os navios inimigos, até ser nomeado comandante do submarino USS Piper, posto que ocupou até o final da guerra.
Capitão de Fragata Edward L. Beach Jr em 1945, como comandante do USS Piper. |
Graduado pela turma de 1939 da Academia Naval de
Anápolis, o Comandante Beach serviu no cruzador pesado USS Chester e no
contratorpedeiro USS Lea, no período que antecipou a entrada dos Estados Unidos
na guerra, a partir dos ataques a Pearl Harbor em 7/12/1941. Em setembro
daquele ano o Tenente Beach havia sido voluntário para servir em submarinos
e foi enviado para a Escola de Submarinistas na Base Naval de New London. Graduou-se como primeiro aluno da sua turma em dezembro,
poucos dias depois dos ataques que levaram os EUA declarar guerra aos países do
Eixo.
À bordo do
USS Trigger, o então Tenente Beach participou da importante Batalha de Midway.
Durante a guerra, o Comandante Beach executou 10 patrulhas submarinas nos três navios onde
serviu (o último deles, como comandante). Por sua participação nas operações
navais, o Comandante Beach recebeu a Cruz Naval, Estrela de Prata, Estrela de
Ouro e Medalha de Mérito Naval, entre outras condecorações de guerra.
Características
do USS Triton:
- Classificação: Submarino Nuclear de Ataque (SSN)
- Comprimento: 136,4 m
- Boca: 11 m
- Calado na superfície: 7,16 m
- Deslocamento na superfício: 6.059 t
- Deslocamento submerso: 8.898 t
- Propulsão: 2xS4G reatores nucleares, duas caldeiras, duas turbina e dois hélices de 5 pás.
- Velocidade: acima de 30 nós na superfície e acima de 27 nós submerso.
- Autonomia: ilimitada
- Profundidade máxima de prova: 210 m
- Profundidade máxima estimada antes de implodir: 320 m
- Tripulação: 159 Oficiais e Praças
- Armamento: seis tubos de lançamento e 21 torpedos MK 60.
Na preparação para a missão, os oficiais do USS Triton começaram a suprir o navio, com apenas 12 dias de prazo para executar os preparativos.
Rancho para alimentar a tripulação por um período de 120 dias e outros suprimentos foram colocados à bordo.
Além da
tripulação, outras técnicos embarcaram no USS Triton durante a Operação Jato de
Areia:
- Joseph B. Roberts, fotógrafo da National Geographic Magazine;
- Dr. Benjamin b. Weybrew, psicanalista do Laboratório de Pesquisas Médicas da Força de Submarinos;
- Michal Smalet, geofísico;
- Gordon E. Wilkes, engenheiro civil;
- Nicholas R. Mabry, oceanógrafo;
- Eldon C. Good, engenheiro da Sperry Gyroscopic Company, monitor do Sistema de Navegação Inercial e
- Frank E. McConnel, engenheiro mecânico e garantia do Estaleiro construtor.
O navio saiu de sua base em New London, no dia 16 de fevereiro para o período de preparação para a missão.
USS Triton deixando a Base Naval de New London em 16/2/1960. |
Comandante Beach informando o objetivo da missão, no dia 17/2/1960 |
Centro de Informação de Combate (CIC) do USS Triton |
O Comandante Beach no periscópio do USS Triton |
Durante este período, as atividades a bordo do submarino eram marcadas por alguns dias típicos na semana:
- Segunda e terça-feiras: rotina normal com treinamento e aulas.
- Quarta-feira: rotina normal de navegação e descanso para os tripulantes de folga.
- Quinta-feira: rotina normal com treinamento e aulas.
- Sexta-feira: manutenção e conservação/limpeza do navio.
- Sábado: rotina normal, com treinamentos na parte da tarde.
- Domingo: rotina normal de navegação, descanso e atividades religiosas para os tripulantes de folga.
Segundo o relatório do Comandante Beach, o maior
desafio para a tripulação eram as fainas normais de bordo, como remoção de lixo
e a limpeza do navio.
"Foram 84 dias de trabalho extenuante, só para manter o
navio em condições perfeitas de funcionamento e limpeza," escrevei ele no seu relatório.
Para a remoção de lixo
sem emergir, o Triton era equipado com uma Unidade de Remoção de Lixo, um
pequeno tubo de lançamento invertido, que lançava o lixo ensacado pela parte
baixa do submarino.
A missão começou oficialmente no dia 24 de fevereiro de 1960, quando o USS Triton cruzou a linha do equador pela primeira vez.
Festividades do Rei Netuno, ao cruzar a linha do Equador. |
Durante a Operação Jato de Areia, o USS Triton cruzou a linha do Equador quatro vezes.
No dia 25
de abril de 1960, o USS Triton cruzou a linha do Equador pela última vez nesta
missão, encerrando a viagem de circumnavegação submerso.
No dia 10
de maio, navegando no litoral do Estado de Delaware, o Comandante Beach deixou
o USS Triton, a bordo de um helicóptero da Marinha, e transportado para a Casa
Branca, em Washington.
Na Casa
Branca ele acompanhou o Presidente Eisenhower quando este anunciou o feito
inédito. Presente ao ato estava o Vice-Almirante Hyman G. Rickover, considerado
o “Pai da Marinha Nuclear”.
O Comandante Beach retornando ao USS Triton. |
Naquela
mesma tarde o Comandante Beach retornou ao USS Triton, também por helicóptero.
No dia
seguinte, 11 de maio, o USS Triton atracou no cais da Base Naval de Groton,
Connecticut, completando sua missão.
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