quarta-feira, 10 de abril de 2019

McDonnell Douglas F-4 Phantom : O adeus do último esquadrão operacional

McDonnell Douglas F-4 Phantom II - United States Air Force
O McDonnell Douglas F-4 Phantom II é um jato supersonico interceptor e caça-bombardeiro, originalmente desenvolvido para a Marinha dos EUA pela McDonnell Aircraft.
Entrou em serviço em 1960.


Demonstrando sua adaptabilidade para vários tipos de missões, foi adotado também pelo Corpo de Fuzileiros Navais e pela Força Aérea dos Estados Unidos. Em meados dos anos 1960 já era o avião militar mais importante do arsenal americano.


O F-4 Phantom é um caça bem grande com velocidade acima de Mach 2.2. Carrega mais de 8 toneladas em armas em nove pontos externos, incluindo mísseis ar-ar e ar-solo, além de vários tipos de bombas.

Inicialmente, como outros interceptadores daquela época, foi desenvolvido sem um canhão interno. Mais tarde teve incorporado um canhão rotativo M61 Vulcan. A partir do início de sua carreira, em 1959, registrou 15 recordes mundiais de desempenho em voo, incluindo máxima velocidade absoluta e máxima altitude absoluta.


Características gerais:
·         Tripulação: 2
·         Comprimento: 19.2 m
·         Envergadura: 11.7 m
·         Altura: 5 m
·         Peso vazio: 13,757 kg
·         Peso máximo: 18,824 kg
·         Peso máximo de decolagem: 28,030 kg
·         Maximum landing weight: 36,831 lb (16,706 kg)
·         Propulsão: 2 turbojatos General Electric J79-GE-17A 
Desempenho
·         Velocidade máxima: Mach 2.23 (2,370 km/h) a 40,000 pés (12,000 m)
·         Velocidade de cruzeiro: 508 nós (940 km/h)
·         Alcance em combate: 367 milhas náuticas (680 km)
·         Alcance em deslocamento: 1,457 milhas náuticas (2,699 km)
·         Teto de serviço: 60,000 ft (18,000 m)
·         Razão de subida: 41,300 ft/min (210 m/s)
·         Razão de planeio: 8.58
·         Distância de decolagem: 4,490 pés (1,370 m) com 53,814 libras (24,410 kg)
·         Distância de pouso: 3,680 pés (1,120 m) com 36,831 libras (16,706 kg)

O F-4 foi usado intensivamente durante a Guerra do Vietnã. Durante sua carreira foi utilizado como caça principal para a Força Aérea, Marinha e Fuzileiros Navais e tornou-se muito importante nas missões de ataque ao solo e reconhecimento aéreo.

O F-4 Phantom continuou a fazer parte do poder aéreo dos Estados Unidos nas décadas de 1970 e 1980, sendo gradualmente substituído por aeronaves mais modernas, na década de 1990: F-15 Eagle e F-16 Fighting Falcon na U.S.Air Force e F-14 Tomcat e F/A-18 Hornet na U.S.Navy e no U.S.Marine Corps.

Atuou como avião de reconhecimento e de ataque a defesas anti-aéreas durante a Guerra do Golfo em 1991, deixando o serviço ativos nos EUA em 1996. 

Foi o único avião a ser usado simultaneamente pelos dois esquadrões de demonstração aérea americanos: USAF Thunderbirds (F-4E) e o U.S.Navy Blue Angels (F-4J).


O F-4 foi operado também pelas forças armadas de outras 11 nações.

A produção do F-4 Phantom durou de 1958 a 1981, com 5.195 aeronaves fabricadas e entregues.

Durante o ano de 2018 o já idoso F-4 ainda era usado em serviço ativo no Irã, Japão, Coréia do Sul, Grécia e Turquia. Recentemente o F-4 foi usado contra as forças do Estado Islâmico, no Oriente Médio.

Em fevereiro de 2019 o F-4 Phantom deu baixa do serviço ativo nas Forças Armadas de Defesa do Japão.
O último esquadrão a operá-lo, o 352 Squadron, fez uma demonstração ao público numa base aérea ao norte de Tóquio, como uma cerimônia de despedida.

Vale a pena ver o vídeo:


O McDonnell Douglas F-4 Phantom II é, sem a menor dúvida, um dos mais bonitos caças da era do jato.

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