McDonnell Douglas F-4 Phantom II - United States Air Force |
Entrou em
serviço em 1960.
Demonstrando
sua adaptabilidade para vários tipos de missões, foi adotado também pelo Corpo
de Fuzileiros Navais e pela Força Aérea dos Estados Unidos. Em meados dos anos
1960 já era o avião militar mais importante do arsenal americano.
O F-4
Phantom é um caça bem grande com velocidade acima de Mach 2.2. Carrega mais de
8 toneladas em armas em nove pontos externos, incluindo mísseis ar-ar e
ar-solo, além de vários tipos de bombas.
Inicialmente,
como outros interceptadores daquela época, foi desenvolvido sem um canhão
interno. Mais tarde teve incorporado um canhão rotativo M61 Vulcan. A partir do
início de sua carreira, em 1959, registrou 15 recordes mundiais de desempenho
em voo, incluindo máxima velocidade absoluta e máxima altitude absoluta.
Características gerais:
·
Tripulação: 2
·
Comprimento: 19.2 m
·
Envergadura: 11.7 m
·
Altura: 5 m
·
Peso
vazio: 13,757 kg
·
Peso
máximo: 18,824 kg
·
Peso máximo de decolagem: 28,030 kg
·
Maximum
landing weight: 36,831 lb
(16,706 kg)
·
Propulsão: 2 turbojatos General
Electric J79-GE-17A
Desempenho
·
Velocidade máxima: Mach 2.23 (2,370 km/h) a
40,000 pés (12,000 m)
·
Velocidade de cruzeiro: 508 nós (940 km/h)
·
Alcance em combate: 367 milhas
náuticas (680 km)
·
Alcance em deslocamento: 1,457 milhas
náuticas (2,699 km)
·
Teto de serviço: 60,000 ft
(18,000 m)
·
Razão de subida: 41,300 ft/min
(210 m/s)
·
Razão
de planeio: 8.58
·
Distância de decolagem: 4,490 pés
(1,370 m) com 53,814 libras (24,410 kg)
·
Distância de pouso: 3,680 pés
(1,120 m) com 36,831 libras (16,706 kg)
O F-4 foi
usado intensivamente durante a Guerra do Vietnã. Durante sua carreira foi utilizado como caça principal
para a Força Aérea, Marinha e Fuzileiros Navais e tornou-se muito importante
nas missões de ataque ao solo e reconhecimento aéreo.
O F-4
Phantom continuou a fazer parte do poder aéreo dos Estados Unidos nas décadas
de 1970 e 1980, sendo gradualmente substituído por aeronaves mais modernas, na década de 1990: F-15 Eagle e F-16 Fighting Falcon na U.S.Air Force e F-14
Tomcat e F/A-18 Hornet na U.S.Navy e no U.S.Marine Corps.
Atuou como avião de reconhecimento e de ataque a defesas anti-aéreas
durante a Guerra do Golfo em 1991, deixando o serviço ativos nos EUA em 1996.
Foi o único avião a ser usado simultaneamente pelos dois esquadrões de
demonstração aérea americanos: USAF Thunderbirds (F-4E) e o U.S.Navy Blue
Angels (F-4J).
O F-4 foi
operado também pelas forças armadas de outras 11 nações.
A produção
do F-4 Phantom durou de 1958 a 1981, com 5.195 aeronaves fabricadas e
entregues.
Durante o
ano de 2018 o já idoso F-4 ainda era usado em serviço ativo no Irã, Japão, Coréia
do Sul, Grécia e Turquia. Recentemente o F-4 foi usado contra as forças do
Estado Islâmico, no Oriente Médio.
O último esquadrão a operá-lo, o 352 Squadron, fez uma demonstração
ao público numa base aérea ao norte de Tóquio, como uma cerimônia de
despedida.
Vale a pena ver o vídeo:
O McDonnell Douglas F-4 Phantom II é, sem a menor dúvida, um dos mais bonitos caças da era do jato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário