quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Nova CNH trocará o papel pelo cartão de plástico


Depois de virar uma aplicativo no celular, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará por mais uma evolução: irá abandonar o formato de papel para assumir o de cartão plástico. O documento usará um chip, como nos cartões de débito/crédito, contendo informações dos motoristas

A resolução que prevê a mudança será divulgada nesta semana pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e implementada até 1.º de janeiro de 2019, prazo final de adaptação dos Detrans estaduais ao novo modelo.

O órgão federal, porém, não informou se haverá possíveis diferenças de valores na aquisição ou renovação da carteira de motorista já sob o novo formato. Provavelmente, cada Detran deverá definir o custo ao adotar a tecnologia.

Chamado de cartão inteligente pelo Contran, a CNH de plástico é semelhante ao cartão de débito/crédito convencional, com um chip e gravação a laser dos dados do motorista.

Os motoristas que forem renovar a carteira já receberão o modelo novo, não havendo necessidada de antecipar a ida ao Detran. A atual permanece valendo até a data de vencimento.

Verso da CNH em plástico
Segundo o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a medida proporcionará maior segurança e possibilitará a integração com outros países, que já adotam o formato. “O objetivo é reduzir a probabilidade de fraudes e aumentar a durabilidade”, explicou o ministro.

No modelo atual, em papel, é proibida a plastificação, o que torna o documento suscetível ao desgaste do tempo e também ao risco de rasgar.

A novidade possibilitará ainda no futuro ser usada para outras utilidades, como pagamento de pedágio ou transporte público, controle de acesso a prédios públicos, universidades e estacionamentos e identificação biométrica, com cadastro das digitais no chip que permitirá validar a identidade em bancos, serviços públicos, entre outros.

A CNH tem recebido melhorias constantes nos últimos tempos. Ganhou um novo visual no início deste ano, trazendo recursos de segurança, como marcas d'água e itens holográficos.

A partir de maio também passou a contar com o QR-Code, código que possibilita conferir os dados do condutor por meio de leitura com a câmera do smartphone.

E a mais recente foi a criação de uma versão digital, já em vigor em alguns estados desde outubro passado. Até 1.º de fevereiro de 2018, a CNH eletrônica (CNH-e) via acesso pelo celular estará disponível em todo o país.

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário