Nascida das competições, a família Sportster® teve uma
jornada intensa, tanto nas pistas de corrida quanto nos centros
urbanos, em constante evolução
A Harley-Davidson Sportster® está em produção contínua
há 60 anos, uma grande façanha levando em conta como o mundo mudou desde que
foi criada. Nascida a partir da crescente concorrência dos fabricantes
britânicos, usou o modelo K (1952-1956) com seus cárteres únicos, mas
substituiu as válvulas laterais do motor de 55 ci (883 cc) com válvulas de
cabeçote. Também manteve a suspensão hidráulica dianteira e traseira,
tecnologia avançada para aquela época.
Nomeada de XL, a plataforma Sportster® demonstrou
instantaneamente o seu valor, em termos de vendas e potencial de adaptação. E,
como tal, é uma motocicleta que evolui constantemente, respondendo às
necessidades do mercado e estabelecendo tendências. Um caso específico, a XLCH
(Competition Hot) Sportster®, de 1958, tinha estilo e função off-road, além de
um para-choque traseiro e o tanque peanut do modelo 5 125 cc de 1948 - e não
seria um peixe fora d´água nos dias de hoje.
A XR750: LINDA, BRUTAL E CONSTRUÍDA PARA SER CAMPEÃ
Nos anos 1960, a Sportster® evoluiu com o passar do
tempo e, no final da década, a XLH tinha sido levemente customizada. Mas, em
1970, veio o advento da lendária XR750. Brutal, o modelo XR750 foi construído para
conquistar uma legião de fãs; uma mudança de regra em 1969 permitiu os motores
de 750 cc OHV nas corridas nos Estados Unidos e a H-D precisava de uma moto
competitiva. A XR750 era exatamente isso, e continuou a afirmar ser a melhor
máquina para conquista de vitórias.
A Sportster em uma pista de competição em 1964 |
Cal Rayborn, nas corridas transatlânticas de 1972 no
curto circuito da Brands Hatch, pilotando uma versão revisada da XR750, ganhou
três das seis corridas, estabelecendo um novo recorde e impressionando todos os
que estavam assistindo. Durante três décadas, nas corridas American Dirt Track,
o modelo XR750 levou os pilotos para o grupo dos vencedores e para os livros
dos recordes. Pilotos como o popular e lendário Jay Springsteen e também Chris
Carr, Ricky Graham, Mert Lawwill e Kevin Atherton emocionaram os fãs da XR. E
ninguém podia esperar a combinação de quase cem vitórias do campeão Scott
Parker, a maior parte delas em cima das XR.
OS ANOS 1970, 1980, 1990 E 2000
A XL de 1972 usou uma versão do 1000 cc do já
conhecido motor Iron Head. Em 1976, a embreagem foi colocada no lado esquerdo
do guidão e o freio traseiro foi para a direita. Em 1977, a motocicleta XLCR
(Café Racer) renovou as expectativas e, com a suspensão traseira inspirada no
modelo XR750, novo quadro, os freios de discos triplos, as rodas de alumínio
fundido e as pedaleiras recuadas, foi a Sportster® mais esportiva já feita até
então.
Em competição nos anos 1970 |
O ano de 1983 viu uma maior ênfase no desempenho com o
surgimento da XR1000, criada com a montagem dos cilindros e cabeçotes da XR750
em um bloco já existente da linha Sportster® - era o modelo mais próximo de uma
XR750 para uso urbano que se poderia comprar.
Em 1986, o motor Sportster® Iron Head foi registrado
nos livros da história, graças à introdução do motor Evolution em duas
capacidades: 883 cc - com um diâmetro de cilindro e curso do virabrequim
idênticos ao original de 1957 - e 1100 cc (este foi substituído dois anos
depois pelo motor de 1200 cc). Já o ano de 1987 viu a introdução do XLH883
Hugger, o reconhecimento de pilotos e o crescimento demográfico de mulheres
pilotando. Todos os modelos Sportster® ganharam câmbio de cinco velocidades em
1991, e todos, exceto a base 883, ganharam transmissão final por correia
dentada.
Em 2000, a motocicleta XL1200S Sportster® Sport foi
equipada com duas pinças de freio de quatro pistões e outro na traseira e a
XL883R de 2002 apresentou o escape dois em um, discos duplos na frente e guidão
baixo. Em 2004, toda a família obteve um novo quadro e motores montados sob
cochins de borracha e, em 2007, substituiu os carburadores pela injeção de
combustível.
Reconhecendo a necessidade de ter algo novo em 2008, a
Harley-Davidson apresentou a moto XR1200, uma Sportster® com um motor de 90 hp,
suspensão invertida e freios poderosos, balança traseira de alumínio,
instrumentação moderna e pedaleiras recuadas. Também naquele ano, a Nightster
passou a usar rodas pretas e um motor cinza com acabamento dark, mas outro
detalhe - hoje mais conhecido - é a lanterna traseira em LED incorporada aos
indicadores de direção.
Em 2010, as raízes da moderna família Sportster®
estavam emergindo, começando pela XL883N Iron, que se tornou o modelo básico, e
XL1200X Forty-Eight® com o chassi à mostra e paralama encurtado - que contava
com o tanque peanut baseado no modelo de 1948 - de onde veio seu nome.
Dois anos depois, a XL1200V Seventy-Two trouxe atitude
chopper autêntica para a gama Sportster® mais uma vez, ao lado do estilo
personalizado mais descontraído do XL1200C. Todas as quatro motos referenciaram
os modelos Sportster® do final dos anos 1950 e 1960 que, eles próprios, tinham
como inspiração os modelos do começo do século passado. O que para
Harley-Davidson - uma fabricante com um lineup que remonta a 1903 - é
exatamente como deveria.
A Iron 883™ e a Forty-Eight® foram totalmente
renovadas com suspensão aprimorada e freio ABS em 2014, combinando o mais
autêntico estilo old-school com um chassi moderno e, comemorando 60 anos de
aventuras. A XL1200CX, conhecida como Roadster, foi adicionada à família este
ano e trouxe uma nova dimensão de desempenho com a sua suspensão invertida com
tubos de 43 mm de diâmetro, novos amortecedores traseiros e um poderoso freio
dianteiro.
2017 Sportster Forty-Eight |
Então, enquanto a essência da família de entrada da
Harley-Davidson permanece inalterada, muitos itens foram sendo aprimorados nas
motocicletas ao longo de 60 anos, tornando os modelos mais atuais e oferecendo
uma experiência de pilotagem única.
Fonte: Harley-Davidson do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário