sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Harley-Davidson: vale a pena chorar pelas Dyna?


Adeus, Dyna Fat Bob
Bem vinda, Softail Fat Bob
A Harley-Davidson surpreendeu o mundo todo com o lançamento da nova família Softail e a descontinuação da família Dyna, que teve alguns modelos renascidos como Softail.

Lendo os comentários nas mídias sociais sobre estes fatos, notamos alguns harleyros indignados pela decisão da Motor Company em fundir a Dyna com a Softail, criando a nova Softail Family.

Mas o que era, realmente, a linha Dyna? Foram motocicletas que evoluíram das Sporster. Ou seja, uma Sportster maior.

Por outro lado, a Softail foram motocicletas projetadas para longas viagens (daí o nome Cruiser), com algum conforto. Tem o DNA das boas e antigas hardtail, mas com uma suspensão traseira monotubo bastante eficiente. A diferença maior entre as duas famílias é o quadro das Softail, mais robustos, com uma montagem do motor que permite menos vibração. Ou seja, a traseira monotubo da Softail versus a de duplo amortecedores da Dyna.

Para o leigo, não faz muita diferença. Para os puristas, confundí-las é uma heresia. Daí a reação negativa.

Mas sendo tão semelhantes, por que alguns harleyros ficaram tão furiosos?  Afinal, as Dyna pareciam e se comportavam muito semelhantes com as Super Glides dos anos 1970 e 1980! E era exatamente por isto que muitos eram seus fãs. Mas o mundo continua girando e as motocicletas, como as pessoas, tem que evoluir para sobreviver.

Os amantes das Dyna tem, portanto, algumas opções. Voltam para as Sportster, aceitam as novas Softails ou sobem um degrau, adotando uma Touring.

De uma forma ou de outra, o luto pelas Dyna durará pouco tempo. Todos já vimos este filme (carburada versus injetada – refrigeração a ar versus híbrida – etc.). Daqui a vinte anos nós nos perguntaremos o porquê de toda esta discussão.

5 comentários:

  1. Exatamente!Tenho uma Dyna 2010.Gosto muito do estilo dela,porém agora vou encarar uma Low Rider que acho maravilhosa.Quanto a suspensão traseira com certeza vai ficar bem melhor com um único amortecedor !

    ResponderExcluir
  2. Que me perdoem is amigos.... mas eu sempre achei Dyna horrivel em todos sentidos... uma sorte pra ela ser transformada em Softail !!!

    ResponderExcluir
  3. Problema é que a choradeira faz barulho, quem gostou não faz. Nos foruns é unanime a opinião de que - quer conforto? Fuja das sporster e dyna. Então!!!! A HD resolveu o problema de conforto nas Dynas. - Ah, o farol da fat bob ficou feio. Troca então!!! O farol duplo da antiga era bonito?

    ResponderExcluir
  4. o GRANDE PROBLEMA É COLOCAR UM DESIGN EXTRAMAMENTE MODERNO NUMA MOTO CLASSICA, E QUE VENDE BEM PORQUE É CLÁSSICA, A HARLEY ERROU, COMO JA ERROU TANTAS OUTRAS VEZES E VOLTOU ATRÁS E SE ADAPTOU AOS CLIENTES .

    ResponderExcluir
  5. Dyna é raiz. As Softail's foram criadas para disputar o mercado com as japonesas. Toda Harley é estradeira. Não falem besteira. As Touring's são rolhas de corredor. A cada família da Harley têm seu defeito. Não critiquem a motocicletas das pessoas. Cada um no seu ritmo de vida.

    ResponderExcluir