Motociclistas em um evento do HOG, na Índia |
A
Harley-Davidson entrou no mercado da Índia em grande estilo em 2009,
mas tem enfrentado mares turbulentos, recentemente. Vários executivos deixaram
a empresa, incluindo o CEO.
Nos últimos
18 meses, metade dos executivos em posição de alta gerência trocaram a HD por
outras empresas. O ex-CEO, Vickram Powah, pediu demissão no início do ano para
trabalhar na BMW India. Ficou no cargo pouco mais de um ano.
Os chefes de Vendas, Marketing e Desenvolvimento de Concessionárias também deixaram a HDMC para trabalhar em outras empresas. A
Harley teve dois diretores de vendas nos últimos meses e ambos pediram
demissão. O diretor financeiro teve que assumir a posição de Executivo
Principal na Índia, além de acumular a função de Vendas.
No quesito
vendas, a Harley-Davidson India está enfrentando mares tempestuosos, para dizer
o mínimo. No seguimento acima de 500cc, a Motor Company caiu para 46% de
mercado, depois de ter a primazia de 92% até algum tempo atrás.
A
concorrência está acirrada para motocicletas acima de 500cc na Índia, com a
Triumph e a India Motorcycle ocupando posições cada vez mais elevadas no
mercado.
Outro
grande problema são as reclamações de proprietários de motocicletas
Harley-Davidson, um problema bem familiar para os Harleyros no Brasil. Lá, como
aqui, a Harley-Davidson Motor Company terá que mudar sua atitude, para
continuar no jogo.
Olá Wilson... quais as principais reclamações dos proprietários da Índia?
ResponderExcluirBoa noite, Wilson Roque!
ResponderExcluirQuais são as reclamações comuns dos proprietários Harley-Davidson na índia em comparação como brasileiros? Se você poder fazer um apanhado seria interessante. Obrigado
Segundo a reportagem, as reclamações são relacionadas ao pós-venda: falta de peças em estoque e preços exorbitantes, custo altos das revisões, mal atendimento nas concessionárias.
ExcluirSinceramente nunca fui mal atendido em nenhuma concessionária Harley-Davidson que visitei, as revisões realmente têm um preço salgado, mas basta procurar uma Oficina de confiança para manter a moto em dia e não tenho notícias de falta de peças, pois sempre fui atendido prontamente neste sentido.Não sou acionista da marca e muito menos tenho algum interesse qualquer. Sou apenas um consumidor muito satisfeito com um produto que lhe atendeu plenamente em suas expectativas.
ResponderExcluirTenho a mesma experiencia com a HD, zero problemas e só alegria. Sempre fui super bem atendido na Brasília Harley-Davidson.
ExcluirA minha ha Harley Davidson já está comigo á 10 anos só troquei óleo ,pastilha de freio e pneus no mais sem problema moto feita para não quebrar
ResponderExcluirValeu Cmdte. Roque pela matéria.. sempre com conteúdo qualificado.
ResponderExcluirUnknow deve ser exceção...
ResponderExcluirO pré vendas é ótimo, o comercial ótimo. Mais a técnica é o calcanhar de Aquiles da marca no Brasul
Bom dia, Wilson.
ResponderExcluirObrigado pela resposta. Sou proprietário HD e até agora nunca experimentei nada desagradável com o pós venda da companhia. A concessionária em Brasília na minha opinião tem um ótimo atendimento e um relacionamento super cordial com os clientes. Já estou na mina segura touring e é só alegria, revisões normal conforme o manual e estrada.
Vejo algumas reclamações, mas sempre percebo que alguns são por imediatismo de não ter o pedido atendido. Quanto aos preços, concordo, são caros e não há muita alternativas na concorrência. Abraço
Boa noite, não tenho o que reclamar do após venda. O atendimento sempre foi cordial, realmente os preços são assustadores quanto a manutenção mas acredito que o problema seja a dolarização dos componentes. Penso que as revendas devam estudar os preços da mão de obra dos mecânicos que é exorbitante
ResponderExcluir