segunda-feira, 28 de março de 2016

Como funciona um motor radial de 9 cilindros

Wright Cyclone R-1820 de 9 cilindros, 1.500 hp
Os motores radiais foram desenvolvidos desde os primórdios da aviação, no início do século XX e tiveram seu ápice de glória durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A maioria dos mais mortíferos aviões que participaram do conflito eram impulsionados por motores radiais. Nesta lista se incluem os bombardeiros B-17, B-24, B-25, B-26 e B-29, além dos caças P-47 Thurderbold utilizado pela Força Aérea Brasileira na Campanha da Itália e o F-4 Corsair, usado pela Marinha e pelos Fuzileiros Navais dos EUA na guerra do Pacífico.

Boeing B-29 Superfortress "Enola Gay" lançou a bomba atômica em Hiroshima.
4 motores Wright R-3350 Duplex-Cyclone de 18 cilindros, 3.800 HP, cada.


Vought F4U Corsair do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.
Motor radial Pratt & Whitney R-2800 Double Wasp de 18 cilindros
Republic P-47 Thunderbolt da Força Aérea Brasileiro, no museu da TAM.
Utilizado na Campanha da Itália (1944-1945)
Ian Jimmerson, um marceneiro dos Estados Unidos e apaixonado por aviação, contruiu um modelo em madeira de um motor radial de 9 cilindros, para demonstrar como este motor funciona. Melhor, ainda, ele fez dois vídeos onde explica, com incríveis detalhes, todos os componentes do motor e descreve seu funcionamento de forma bem didática.

No primeiro vídeo ele mostra como o motor é projetado.


No segundo vídeo entra com mais detalhes e demonstra o motor em funcionamento.


2 comentários:

  1. Sem esquecer também do saudoso T6 que foi utilizado durante alguns anos pela esquadrilha da fumaça e era equipado por um motor radial. O som deles é delicioso! Bela postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. O North American AT-6 Texan era equipado com um Pratt & Whitney R-1340-AN-1 Wasp de 600 hp. Muito obrigado por acompanhar o blog.

      Excluir