domingo, 5 de maio de 2013

Termas do Gravatal

A idéia era conhecer Termas do Gravatal, no sul de Santa Catarina, e a Serra do Corvo Branco, com o Morro da Igreja, Pedra Furada e a Estação do Cindacta na serra catarinense.

Saímos de Balneário Camboriú na manhã do feriado e seguimos para Termas do Gravatal, com uma parada para almoço no Hotel da Lagoa, na entrada de Laguna, às margens da BR-101.

O Hotel da Lagoa tem um restaurante com bufê e, dada à proximidade com Laguna, esperávamos um festival de frutos do mar. Ledo engano. O cardápio é sofrível e do que provamos só o filé de linguado merece consideração. Típico restaurante de beira de estrada, onde só pararia, outra vez, se estivesse com muita fome!

Saindo do Hotel Lagoa, em Laguna, SC.
A BR-101, ao sul de Florianópolis, melhorou muito, comparado com as últimas vezes que passamos por lá. A pista simples no Morro dos Cavalos continua a criar engarrafamentos, mas desta vez o tráfego estava bem leve e não tivemos problemas.

Mais ao sul, nas proximidades de Laguna, a pista dupla se encolhe para uma pista simples, com pavimentação horrorosa, marca registrada do DNIT.
Mesmo nos trechos duplicados, recém abertos ao tráfego, nota-se o descaso deste orgão público: matagal crescendo solto, sinalização horizontal antiga ainda visível, confundindo o usuário ( e podendo causar acidentes!), má sinalização vertical, depressões na pista ao entrar ou sair de uma ponte ou viaduto (parece que a engenharia brasileira definitivamente não consegue construir uma rodovia no mesmo nível), aquelas coisas de sempre.

Mas, dentro do descalabro viário do nosso país, a estrada pode ser considerada razoável. Só lembrando que a duplicação destes 248 km foi iniciada em 2005. Com 90% concluídos, o DNIT demonstra sua competência em conseguir duplicar 27 km por ano, ou 76 m por dia. Deve ser recorde mundial de lerdeza!

Depois de cruzarmos a ponte em pista simples sobre o Canal das Laranjeiras, passamos por Tubarão e acessamos a SC-438, para os 21 km restantes até Termas do Gravatal. A SC-438 tem pavimentação razoável, sinalização horizontal quase inexistente e vertical precária. Mas, com cuidado, trafega-se com certa tranquilidade, pois a baixa velocidade é assegurada por dezenas de quebra-molhas, alguns deles de quase 40 cm de altura!

Finalmente chegamos em Termas do Gravatal, parando no simpático Cafécom Arte (assim mesmo, café+com juntos). O local tem um café muito bom, além de tortas, pastéis, sanduíches muito bem preparados. As sopas também são deliciosas e nos salvaram de uma gastronomia muito pobre, da localidade.




Alguns amigos nos acompanharam na ida a Gravatal e retornaram a Balneário Camboriú logo depois.

Ficamos hospedados no Hotel Termas do Gravatal. Não recomendo.
O hotel é muito antigo, o que deveria ser um atrativo se tivesse sido construído com o hóspede em mente. Mas não foi.
Os quartos são minúsculos e para poder carregar o celular, a bateria da câmera fotográfica ou qualquer outro uso de uma tomada elétrica, temos que desligar o mini-bar ou um dos abajures.
Felizmente o nosso quarto havia sido reformado recentemente e não tinha cheiro de mofo. O que não foi o caso de outros amigos, que não tiveram tanta sorte. Mas, para estar num quarto sem mofo, o hotel cobrou um adicional de 10% na diária já muito cara (R$330/diária, com café da manhã).
Uma rede Wi-Fi muito fraca, funcionava em alguns pontos, sómente. No hall de entrada, estava simplesmente desligada! Depois de muito insistir, consegui convencer o pessoal da recepção a ligá-la (eles insistiam que o problema estava no meu aparelho. Típico!).


O hotel foi construído para aproveitar as águas termais da região. A piscina externa é agradável, num dia ensolarado.


A piscina coberta, no entanto, é mal iluminada e não dá uma boa impressão. O mais estranho é que tem horário de funcionamento, mesmo sem existência de salva-vidas (nem precisaria, dada a pouca profundidade): fecha para almoço e só funciona até as 19:00 horas.

A temperatura e a composição química das águas termais são muito agradáveis. Seria um lugar de muito sucesso turístico, se tivesse uma melhor administração.

Nossa intenção era ficar lá até no domingo, mas voltamos no sábado de manhã.
Acho que isto diz tudo, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário