quarta-feira, 15 de maio de 2013

Insegurança no Trânsito - Santa Catarina

Publicado hoje, na página da Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina, no Facebook:


"Conforme dados do Departamento Nacional de trânsito (Denatran), a frota do estado de Santa Catarina no mês de abril de 2013 já ultrapassa 4 milhões de veículos. A quantidade de motocicletas e motonetas representa aproximadamente 24% do total de veículos.

No ano de 2012 a Polícia Rodoviária Federal do estado de Santa Catarina registrou 3.732 acidentes envolvendo motociclistas, isso representa 14% do total de acidentes. A quantidade de feridos e mortos revelam uma grande preocupação. Foram 4.021 feridos e 110 mortos.

No primeiro trimestre deste ano já foram 886 acidentes envolvendo motos, com 630 feridos e 22 mortos. As motocicletas são veículos que mais causam lesões graves no trânsito. Elas são extremamente ágeis mas também de grande fragilidade.

Para mudar esse cenário é preciso que os condutores reconheçam que desrespeitar a sinalização e abusar da velocidade pode ser tão mortal quanto dirigir embriagado.

Seja por imprudência dos próprios motociclistas ou dos condutores de outros veículos, os números são alarmantes e pedem uma rápida mudança de comportamento."


Esta proporção de acidentes com vítimas seria inaceitável em qualquer país considerado civilizado.

Nos aceitamos estes fatos lamentáveis como rotina.

Morre mais brasileiros no trânsito, anualmente, do que soldados americanos nas guerras em que estão involvidos os Estados Unidos no Oriente Médio.

Na guerra do Vietnã, morreram 52.000 soldados dos EUA. Nos temos um Vietnã caboclo a cada 14 meses.

Uma das muitas vergonhas que o nosso país carrega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário