Se você
sabe o quanto de história pode ser contada com um veículo de duas rodas, nenhum
modelo pode ajudá-lo mais do que a Harley-Davidson Sportster.
Quantos
modelos passaram por Elvis Presley, The Beatles, Bossa Nova, Guerra Fria e a
várias versões da "Grande Família", continuando tão atual?
Nenhum
outro modelo de motocicleta supera a Sportster em longevidade ou riqueza
histórica. Esta motocicleta foi das pistas de corridas às estradas do mundo
afora e continua nova como nunca, depois de 56 anos.
Durante a
Segunda Guerra Mundial, os milhões de soldados e marinheiros americanos lutando
nas várias frentes de batalha, tomaram conhecimento da cultura de várias
civilizações. E trouxeram para casa, quando a guerra acabou, o gosto por várias
novidades: pizza, cervejas européias e motocicletas britânicas.
Uma
motocicleta leve e ágil não era fácil de encontrar nos Estados Unidos, na
primeira metade do século passado. As pesadas Harley, Indian e outras,
dominavam o mercado americano.
No final
dos anos 1940, com a Indian já quase falida, a Harley-Davidson não tinha muita
concorrência em casa. Ter uma motocicleta leve significava
"descascar" uma H-D Flathead, tirando o máximo de peso possível. E a
Motor Company não se preocupou com o assunto até as motocicletas britânicas invadirem
o solo estadunidense no início dos anos 1950.
Isto levou
a H-D a introduzir no mercado suas motocicletas da série K, em 1952.
O motor das
K já era uma revolução em sí mesmo. Compacto, com tudo dentro do mesmo corpo,
ainda com a transmissão final por corrente. Mas trazia uma nova suspensão,
alavanca de mudança de marchas no pé e garfos telescópicos na roda da frente.
Mas, mesmo
assim, as H-D K não eram páreo para as BSA, Norton e Triumph, mais ágeis.
Em 1954 a
Harley-Davidson aumentou a cilindrada do motor ao lançar o modelo KH, de 45
cu.in. para 54 cu.in (883 cc), mas isto não impediu a morte prematura dos
modelos K.
Mas a HDMC
aprendeu a lição e lançou a Sportster XL em 1957, incorporando tudo que havia
de bom no modelo K e um motor com válvulas no cabeçote. O novo motor, ainda
que com o mesmo volume de 883 cc, tinha um cilindro mais largo e com curso menor,
resultando numa melhor aspiração, maior rpm e velocidade de cruzeiro. O
cabeçote de ferro fundido deu ao modelo o apelido que todo "bad guy"
gostaria de ter: Ironhead. Naquele tempo a maioria dos motores tinham
cabeçote de ligas mais leves, para um melhor arrefecimento e durabilidade. A
Harley optou pelo ferro fundido para eliminar os vazamentos que ocorriam nos
motores "panhead", de cabeçotes de liga leve.
Sportster 1997 |
A Motor
Company tinha, finalmente, uma máquina para competir com os ingleses e vencer.
E nunca
mais deixou de ser competitiva nas acirradas disputas das pistas de corridas.
Um ano depois lançou o modelo XL e o XLCH "naked", equipado com o
tanque de gasolina no estilo amendoim, tão copiado nas motocicletas custom e que é a marca registrada das
Sportster, até hoje.
Harley-Davidson XL Sportster 883R 2009 |
Uma grande
máquina. Eu tenho o privilégio de possuir uma 883R 2009, hoje peça de
colecionador.
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