quinta-feira, 9 de maio de 2013

Harley-Davidson Sportster - Uma Parte da História


Se você sabe o quanto de história pode ser contada com um veículo de duas rodas, nenhum modelo pode ajudá-lo mais do que a Harley-Davidson Sportster.

Quantos modelos passaram por Elvis Presley, The Beatles, Bossa Nova, Guerra Fria e a várias versões da "Grande Família", continuando tão atual?

Nenhum outro modelo de motocicleta supera a Sportster em longevidade ou riqueza histórica. Esta motocicleta foi das pistas de corridas às estradas do mundo afora e continua nova como nunca, depois de 56 anos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os milhões de soldados e marinheiros americanos lutando nas várias frentes de batalha, tomaram conhecimento da cultura de várias civilizações. E trouxeram para casa, quando a guerra acabou, o gosto por várias novidades: pizza, cervejas européias e motocicletas britânicas.

Uma motocicleta leve e ágil não era fácil de encontrar nos Estados Unidos, na primeira metade do século passado. As pesadas Harley, Indian e outras, dominavam o mercado americano.

No final dos anos 1940, com a Indian já quase falida, a Harley-Davidson não tinha muita concorrência em casa. Ter uma motocicleta leve significava "descascar" uma H-D Flathead, tirando o máximo de peso possível. E a Motor Company não se preocupou com o assunto até as motocicletas britânicas invadirem o solo estadunidense no início dos anos 1950.


Isto levou a H-D a introduzir no mercado suas motocicletas da série K, em 1952.

O motor das K já era uma revolução em sí mesmo. Compacto, com tudo dentro do mesmo corpo, ainda com a transmissão final por corrente. Mas trazia uma nova suspensão, alavanca de mudança de marchas no pé e garfos telescópicos na roda da frente.

Mas, mesmo assim, as H-D K não eram páreo para as BSA, Norton e Triumph, mais ágeis.
Em 1954 a Harley-Davidson aumentou a cilindrada do motor ao lançar o modelo KH, de 45 cu.in. para 54 cu.in (883 cc), mas isto não impediu a morte prematura dos modelos K.

Mas a HDMC aprendeu a lição e lançou a Sportster XL em 1957, incorporando tudo que havia de bom no modelo K e um motor com válvulas no cabeçote. O novo motor, ainda que com o mesmo volume de 883 cc, tinha um cilindro mais largo e com curso menor, resultando numa melhor aspiração, maior rpm e velocidade de cruzeiro. O cabeçote de ferro fundido deu ao modelo o apelido que todo "bad guy" gostaria de ter: Ironhead. Naquele tempo a maioria dos motores tinham cabeçote de ligas mais leves, para um melhor arrefecimento e durabilidade. A Harley optou pelo ferro fundido para eliminar os vazamentos que ocorriam nos motores "panhead", de cabeçotes de liga leve.
Sportster 1997
A Motor Company tinha, finalmente, uma máquina para competir com os ingleses e vencer.
E nunca mais deixou de ser competitiva nas acirradas disputas das pistas de corridas. Um ano depois lançou o modelo XL e o XLCH "naked", equipado com o tanque de gasolina no estilo amendoim, tão copiado nas motocicletas custom e que é a marca registrada das Sportster, até hoje.

Harley-Davidson XL Sportster 883R 2009
Uma grande máquina. Eu tenho o privilégio de possuir uma 883R 2009, hoje peça de colecionador.

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