quinta-feira, 21 de junho de 2012

Atualização dos GPS da Garmin


Ao comprar seu GPS da Garmin, você recebe o aparelho com as atualizações feitas no momento da fabricação. O sistema operacional e os mapas instalados podem estar desatualizados.

Certifique-se que a bateria do seu GPS está totalmente carregada, condição necessária para fazer a atualização sem erros. A partir daí, a primeira providência é conectar seu GPS ao computador, utilizando o cabo USB. Em seguida entre no site da Garmin e vá para a página myDashboard.

Sendo a primeira vez, o site vai solicitar que seja baixado e instalado o Garmin Communicator  Plugin, que é o programa que permite a comunicação entre a Garmin e o seu GPS. Baixe o programa e instale.

Depois do programa instalado, volte para o site da Garmin e para a página myDashboard. O sistema identificará o seu GPS. Marque a tecla Continue e o sistema indicará quais atualizações estão disponíveis.

A mais importante é a atualização do sistema operacional. Um sistema operacional desatualizado pode criar erros na utilização do GPS.


Clique em Update, Install Selected Software  e siga os passos sugeridos pelo instalador. O programa iniciará a instalação da atualização do sistema operacional. É importante manter o GPS conectado ao computador e o seu navegador (Internet Explorer, Chrome, Safari  ou Firefox) aberto durante o processo.

Após a instalação, você terá que reiniciar o GPS, para que a atualização seja completada. Uma tela aparecerá no seu computador com as instruções que, normalmente, determina que o GPS seja desconectado do computador e reiniciado manualmente. Depois que o processo de reiniciar se completa, o GPS deve ser desligado. Reconecte o GPS ao computador e aguarde por 30 segundos. Depois, clique em Return to myDashboard.

O processo de verificação será feito, outra vez. Se a atualização tiver sido bem sucedida, esta é a tela que você verá:


Pode ocorrer que seja necessário fazer a atualização mais de uma vez, até que seja bem sucedida. Isto não constitui erro ou defeito no seu GPS. É decorrente de alguma falha na conexão Internet.

Com o sistema operacional atualizado, passamos à atualização dos mapas. Na mesma página do myDashboard, no lado direito, aparece o Map Updates, que informa se há atualizações disponíveis para os mapas instalados no seu GPS.


Os GPS da Garmin são comercializados em duas versões de atualização de mapas: o regular e o de atualização grátis permanente. O modelo regular permite atualizações gratuitas durante o primeiro ano de utilização do GPS (a contar da primeira vez que você atualiza o sistema operacional). 
Os modelos de atualização permanente, normalmente tem a sigla LM (Life Maps) depois do número de identificação e permitem a atualização gratuita dos mapas durante a vida útil do aparelho.

O processo de atualização de mapas é semelhante ao descrito acima para o sistema operacional.

Se o seu GPS não tem atualização permanente, você terá que adquirir a atualização.

Os mapas instalados nos GPS Garmin são desenvolvidos pela Navtec, que é a maior empresa de comercialização de mapas eletrônicos para uso civil. No caso dos mapas da América Latina, incluindo os do Brasil, a qualidade deixa a desejar, por serem desatualizados. Não é culpa da Navtec, nem da Garmin. Os mapas são produzidos a partir de dados oficiais, obtidos nos vários ministérios e departamentos, a nível Federal, Estadual e Municipal. Com a completa falta de padronização e seriedade, característica do nosso hemisfério, os dados são incompletos e com muitos erros. Daí a frustração de proprietários de GPS da Garmin, adquiridos no Brasil. Os mapas, via de regra, funcionam bem no Estado de São Paulo, na cidade do Rio de Janeiro e em Brasília. Nos demais estados, é um caos.

Em função disso, surgiram organizações sem fins lucrativos, como é o caso da Tracksource, aqui no Brasil. Por uma iniciativa privada, dezenas ou centenas de voluntários começaram a reunir dados que permitiram montar o primeiro mapa roteável do Brasil, para uso com o sistema Mapsource (utilizado nos GPS da Garmin e de outros fabricantes). Estes mesmos voluntários mantém os mapas atualizados e a Tracksource publica as atualizações no seu site. 

Trataremos da instalação e atualização dos mapas roteáveis da Tracksource em outra postagem.


11 comentários:

  1. Obrigado pelo post Wilson! Acabei de comprar, mas ainda não chegou, o Zumo 350LM e essas informações serão muito importante. Fico no aguardo pelo seu post sobre o Tracksource com as suas explicações sempre completas e super fáceis de entender. Um Abração, Guilherme Freitas

    ResponderExcluir
  2. Post legal Wilson.. Meu problema é que comprei o Zumo 350LM e já tentei atualizar o mapa umas 6x e sempre acontece uma falha quando chega em 65%. Muito estranho. Se alguem puder ajudar eu agradeço.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claus, obrigado por acompanhar o blog.
      Normalmente é problema de conexão. Se tiver acesso a outro computador, com uma conexão de maior capacidade, experimente.
      Em todos os casos que eu enfrentei o mesmo problema, esta ação resolveu.
      Abraços.

      Excluir
  3. Ola Wilson: Muito bom o seu blog com as instruções sobre a reinstalacao do sistema operacional do Gps Garmin. Segui suas instruções feitas de forma clara e inteligente e com extrema facilidade consegui fazer o mesmo voltar a funcionar.Parabens. Um abraco e novamente meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Macedo. Continue a nos acompanhar. Estou sempre procurando atualizar as informações, para ajudar as pessoas.

      Excluir
  4. Eu consigo instalar esse sistema em outra marca de GPS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível adotar este procedimento em um GPS que não seja fabricado pela Garmin.

      Excluir
  5. Caro Wilson,

    Parabéns pelo blog.
    Assim gostaria de uma informação.
    Possuo um Garmin nuvi 1300, com um mapa da Europa City Navigator® Europe NT, que expirou recentemente.
    Gostaria de saber se o aparelho com o mapa funciona da forma que esta na Europa ou poderei ter problemas no funcionamento do aparelho e mapa?
    Se sim, quais são?

    Obrigado,
    Marino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marino, obrigado por nos acompanhar, aqui. Na realidade, o mapa não expira. O que ocorre é a Garmin disponibilizar uma versão atualizada do mapa. O seu Nuvi 1300 vai funcionar perfeitamente. Como as alterações de trânsito nos EUA e Europa não são tão constantes, como aqui no Brasil, eu recomendo a atualização dos mapas a cada 2 anos. Abraços.

      Excluir
  6. boa tarde,,por que sera meu notebook nao reconhece meu gps zumo 350,tentei em outro e amesma coisa,o meu e windows 8.1 e outro e windows 7,ja no windows 10 do meu colega reconhece sim.no caso do colega que carrega 65 por cento mesma coisa no meu windows 8.1 ja no 7 instalei legal mais nao agianta que nao reconhece entao tenho o express aberto mais no meu computador nao aparece o gps,aparece como dispositivo nao reconhecido em todos os notebooks,,so no windows 10 funciona..en fim..souber por que o 350 nao e reconhecido por eses sistemas operacionais eu agradeço.obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer Windows reconhece o Garmin Zumo 350, sem problema. Recomendo conectar o GPS ao Garmin Express e fazer atualização do sistema. Pode ser este o problema.

      Excluir