quarta-feira, 6 de junho de 2012

Rodovias de Santa Catarina com mais Radares


As rodovias federais de Santa Catarina receberam 39 radares e barreiras eletrônicas, neste primeiro semestre, dos quais 13 estão em funcionamento — cinco no trecho sul da BR-101, cinco na BR-470 e três na BR-282, em Florianópolis. Ainda estão previstos outros 165 aparelhos de fiscalização para o Estado. A informação é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que executa instalação dos equipamentos. 




A colocação deles faz parte do Plano Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade, do governo federal. Além da 101, da 470 e da 282, os aparelhos foram instalados na BR-280, 153 e 158. Apesar de não ser mais obrigatório o aviso sobre a existência dos equipamentos, o Dnit manteve placas comunicando que a rodovia tem fiscalização eletrônica. 




A instalação dos 204 aparelhos deve ser concluída até o final deste ano. Depois de instalados, eles precisam ser ligados à rede elétrica e receber a certificação do Inmetro. Após isso, eles podem multar. O Dnit não irá avisar quando os aparelhos começarão a autuar. Os 15 redutores de velocidade colocados na BR-280, por exemplo, aguardam essas etapas para começarem a funcionar. 


São três tipos de equipamentos de fiscalização: o radar fixo, a barreira eletrônica e o avanço de sinal vermelho, que também irá multar carros que pararem sobre a faixa e em excesso de velocidade. O custo de instalação no Estado é de R$ 118,3 milhões. 




Para decidir sobre o local de cada tipo de aparelho, o Dnit se baseou em estudos técnicos anuais dos pontos críticos das rodovias federais, feitos a partir de dados de ocorrência de acidentes levantados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em todos os estados. No Brasil, serão instalados 2.696 equipamentos, que vão monitorar 5.392 faixas. A justificativa do governo federal é reduzir o número de acidentes. 


Para o inspetor da PRF, Fábio dos Santos, não há dúvidas de que a iniciativa, que ele considera positiva, diminuirá os acidentes nas BRs do Estado. Ele explica que a velocidade máxima permitida é calculada com base em aspectos como característica da estrada, quantidade e tipo de carros que trafegam nela, por isso a necessidade de se respeitar o máximo determinado. 
— Senão, gera acidentes, e a reposta a isso é uma fiscalização — ressalta. 


O doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (USP) e presidente do Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transportes (Icetran), José Leles, os radares funcionam como inibidores de excesso de velocidade, desde que sejam colocados em trechos que não sofram grandes variações de velocidade e haja o aviso de que a rodovia é fiscalizada eletronicamente. Para ele, o radar é importante para evitar a infração. Ele discorda que a população só respeita as leis com cobrança de multa. O professor acredita que a penalidade financeira é para as pessoas que, mesmo com processos educativos, insistem em comentar a infração.


Câmeras de monitoramento 
Os trechos da BR-101 e BR-116 do Estado administrados pela OHL — Autopista Litoral Sul e Planalto Sul — não receberam redutores de velocidade. Mas o motorista que trafega pela 101 já deve ter percebido aparelhos instalados em postes às margens da estrada. São câmeras de monitoramento 24 horas e não de fiscalização. 




A empresa instalou 122 câmeras na rodovia. A distância entre elas é de 1,8 quilômetros. O gerente de tráfego da Autopista Litoral Sul, Ademir Custódio, esclarece que os equipamentos são para monitorar o tráfego, condições da estrada e meteorológicas. 


Além da BR-101, foram instaladas 40 câmeras na BR-376, que liga Santa Catarina ao Paraná, e outras 13, no Contorno Leste de Curitiba. Todas as imagens são exibidas no Centro de Controle Operacional da Autopista Litoral Sul, que fica em Joinville. Dos 175 aparelhos instalados, 65 já estão conectados, por fibra ótica, ao centro operacional.




De acordo com Custódio, a instalação das câmeras não irá alterar o preço do pedágio, porque o serviço estava previsto em contrato.
Fonte: Diário Catarinense

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