A Petrobras deve fechar 2011 importando cinco vezes mais
gasolina do que no ano passado, uma elevação que reflete o aumento do consumo
interno e o crescimento da economia, segundo o diretor de Abastecimento da
estatal, Paulo Roberto Costa.
A companhia anunciou uma revisão da previsão de importação
no ano para uma média de 45 mil barris por dia (bpd), ante os 32 mil bpd
estimados anteriormente. Em 2010, a importação ficou em 9 mil bpd. "Na
Europa e no Japão o consumo está caindo. Aqui está aumentando para valores
enormes", disse.
A Petrobras elevou a produção de gasolina em cerca de 40 mil
bpd neste ano, mas a melhora foi insuficiente para acompanhar a demanda. O
consumo diário brasileiro está em média em 460 mil barris, e a previsão é que
2011 encerre com uma alta de 19% em relação a 2010, ano em que já houve um
aumento de 18% no consumo. Entre os motivos, lembrou o executivo, está o preço
pouco competitivo do etanol, o que faz com que o consumidor com carro
bicombustível prefira abastecer com gasolina.
Com a forte demanda por gasolina, o diretor estima que o
consumo de combustíveis neste ano cresça cerca de 7%, ante uma alta de 3,5% a
4% no Produto Interno Bruto (PIB). Em 2010, com a expansão de 7,5% do PIB, a
demanda cresceu 10%.
As informações foram dadas durante o detalhamento do
programa da Petrobras para o diesel S-50 (combustível com menor emissão de
enxofre), que começa a ser distribuído em escala nacional (900 postos) em
janeiro.
Quem foi mesmo que anunciou, com grande fanfarra, que o
Brasil era auto suficiente?
Pontos que assustam: erro no cálculo da demanda??? Será que é tão difícil calcular a demanda por combustível tendo em mãos os números publicados pelas Associações de Montadoras/fabricantes?
ResponderExcluirE o segundo ponto: será 900 pontos de revenda do diesel S-50 (o diesel hoje vendido majoritariamente, incluindo os grandes centros, é o S-500) vão realmente influenciar na melhora do ar dos grandes centros?