quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Auto Suficiência ?????


A Petrobras deve fechar 2011 importando cinco vezes mais gasolina do que no ano passado, uma elevação que reflete o aumento do consumo interno e o crescimento da economia, segundo o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa.

A companhia anunciou uma revisão da previsão de importação no ano para uma média de 45 mil barris por dia (bpd), ante os 32 mil bpd estimados anteriormente. Em 2010, a importação ficou em 9 mil bpd. "Na Europa e no Japão o consumo está caindo. Aqui está aumentando para valores enormes", disse.

A Petrobras elevou a produção de gasolina em cerca de 40 mil bpd neste ano, mas a melhora foi insuficiente para acompanhar a demanda. O consumo diário brasileiro está em média em 460 mil barris, e a previsão é que 2011 encerre com uma alta de 19% em relação a 2010, ano em que já houve um aumento de 18% no consumo. Entre os motivos, lembrou o executivo, está o preço pouco competitivo do etanol, o que faz com que o consumidor com carro bicombustível prefira abastecer com gasolina.

Com a forte demanda por gasolina, o diretor estima que o consumo de combustíveis neste ano cresça cerca de 7%, ante uma alta de 3,5% a 4% no Produto Interno Bruto (PIB). Em 2010, com a expansão de 7,5% do PIB, a demanda cresceu 10%.

As informações foram dadas durante o detalhamento do programa da Petrobras para o diesel S-50 (combustível com menor emissão de enxofre), que começa a ser distribuído em escala nacional (900 postos) em janeiro.

Quem foi mesmo que anunciou, com grande fanfarra, que o Brasil era auto suficiente?

Um comentário:

  1. Pontos que assustam: erro no cálculo da demanda??? Será que é tão difícil calcular a demanda por combustível tendo em mãos os números publicados pelas Associações de Montadoras/fabricantes?

    E o segundo ponto: será 900 pontos de revenda do diesel S-50 (o diesel hoje vendido majoritariamente, incluindo os grandes centros, é o S-500) vão realmente influenciar na melhora do ar dos grandes centros?

    ResponderExcluir