domingo, 23 de outubro de 2011

Harley-Davidson Não Cresce na China

A população da China é quase 2.300 vezes maior que a de Milwaukee, onde fica a sede da Harley-Davidson, no Estado do Wisconsin, EUA. Mesmo assim, depois de 6 anos de operação na China, a Harley vende mais motocicletas em sua cidade natal. A razão: cerca de 100 cidades do país mais populoso do mundo, incluíndo Beijing e Shanghai, tem restrições com motocicletas, não permitindo seu trânsito em rodovias, elevados e vias de maior circulação, para coibir o barulho e os roubos, de acordo com a Sociedade de Engenheiros Automotivos da China. Há muitas estradas onde o tráfego de motocicletas é proibido e o regulamento varia de cidade para cidade.

Na lei de trânsito chinesa, as motocicletas são equiparadas às motonetas e bicicletas motorizadas, ainda que as Harleys tenham motores maiores que muitos carros e custem muito mais caro, em função dos altos impostos de importação e consumo. Uma Ultra Classic Electra Glide, por exemplo, custa em torno de US$53.000, enquanto um BMW 320i custa US$42.000 e um Audi A4 custa US$38.000.

Harleyros reunidos em Huangshan em 2009

Na cidade de Beijing, por exemplo, nenhuma motocicleta nova foi emplacada, desde 1985. A cidade de Guangzhou baniu as motocicletas totalmente, em 2007, devido a um aumento significativo de roubos e assaltos praticados por motociclistas.

A Harley tem pressionado o governo chinês para diminuir o rigor desses regulamentos, com a intenção de aumentar suas vendas no país em pelos menos 40% até 2016. Entretanto, qualquer investimento na China sem resolver o problema regulatório é o mesmo que construir um castelo na areia, segundo Sean Jiang, diretor da Harley para a China.

A Harley-Davidson vendeu 268 motocicletas na China em 2010. Neste mesmo ano, sómente a concessionária "The House of Harley-Davidson", em Milwaukee, vendeu mais de 500 unidades. Existem 6 concessionárias na região metropolitana de Milwaukee.

2 comentários:

  1. Para nós leigos é óbvio não ficar tentando dar murro em ponta de faca... Com tantas restrições... A Índia onde eles vão iniciar as operações, me parece bem mais viável. e é claro, cuidar com carinho aqui do Brasil.

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  2. Hehehe. A harley no Brasil tem vendido isto em duas semanas...

    Rômulo Provetti
    www.viagemdemoto.com

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