domingo, 12 de setembro de 2010

Os 5 Maiores Erros de Pilotagem

Quem me acompanha neste blog, sabe que sou muito preocupado com segurança, um conceito que aprendí muito cedo, na Marinha, e que tive que exercer com muito critério em todos os anos que passei no mar. Pilotando motocicletas há mais de 50 anos, tive a felicidade de nunca me envolver em um acidente sério. Tive, é claro, minha pequena dose de quedas, todas com a motocicleta parada. E uma pequena colisão com a traseira de um carro, parado na minha frente num sinal de trânsito. O carro acelerou quando o sinal abriu e imediatamente freou, bruscamente. A colisão resultou num parachoque levemente amassado e nas bengalas da minha Honda 125 empenadas (isto foi em meados da década de 1970). O motorista do carro foi honesto em admitir sua participação no acidente, desculpando-me por estar conduzindo minha motocicleta tão próximo. O blog do Cmte Maccori publicou hoje uma postagem muito interessante sobre segurança nas estradas, cuja leitura recomendo. E me lembrou de listar os 5 Maiores Erros de Pilotagem em Motocicletas, como definidos pelo Comitê de Investigação de Acidentes Viários, da Polícia de Baltimore, Estado de Maryland, EUA: 1 - Falha em reconhecer o perigo antecipadamente
  • Pilotos inexperientes ou mal treinados normalmente não desenvolvem a capacidade de antecipar situações de perigo, que é fundamental na pilotagem segura. Quanto mais tempo você tiver para reagir, maiores chances terá para evitar um acidente. Ou, alguns, simplesmente não reconhecem um perigo e conseqüentemente não fazem nenhuma correção para evitá-lo. A triste realidade do motociclismo é que você é menos visível do que os veículos maiores. Sua habilidade em evitar perigos depende de sua capacidade em reconhecer situações no tráfego em que você pode estar invisível aos outros usuários da estrada e que exigem ajustes de sua parte, relacionados à velocidade e posicionamento na pista.

2 – Frenagem excessiva da roda traseira

  • Você conduziria seu carro com somente 30 a 40 por cento dos freios disponível? As investigações demonstram que pilotos inexperiente fream excessivamente a roda traseira, às vezes excluindo totalmente os freios dianteiros. Obviamente isto aumentará a distâncias de parada e a possibilidades de uma colisão. Muitos pilotos, interrogados logo após um acidente, não recordam nem mesmo se aplicaram os freios dianteiros. Por outro lado, usar exclusivamente os freios dianteiros, numa motocicleta de grande porte, provoca a mesma situação. A regra de ouro ainda é aplicar mais intensamente os freios dianteiros, mas agregar a frenagem dos freios traseiros, também.
3 – Negociação nas Curvas Os seguintes erros são os mais frequentes:
  • Entrar na curva com velocidade excessiva – incapaz de reconhecer a severidade da curva, o piloto normalmente decide aplicar os freios ao inclinar-se para reduzir a velocidade, levando à inevitável perda de aderência e de tração.
  • Não olhar através da curva, geralmente fixando-se em um obstáculo. A regra de segurança determina que você deve fixar sua visão aonde você quer estar e não no ponto à sua frente.
  • Falha na inclinação correta, de acordo com a velocidade. Muitos pilotos falham em usar a inclinação necessária para passar pela curva, inclinando-se demasiadamente (e perdendo tração) ou inclinando-se menos e saindo da faixa da curva.
  • Aplicar os freios enquanto se inclina. Na maioria das vezes, a quantidade de frenagem aplicada excede a capacidade de tração dos pneus, na inclinação em que se encontra a motocicleta.
  • Escolha da trajetória – o piloto escolhe uma trajetória que o leva a cruzar a faixa de separação das pistas ou o coloca muito próximo desta faixa, ficando no caminho dos veículos em direção oposta e que podem estar muito próximos da mesma faixa.

4 – Direção

  • As investigações demonstram, frequentemente, situações em que parece que o piloto virou em direção ao outro veículo, ao invés de distanciar-se dele. Ou não fizeram um movimento evasivo que poderia ter evitado a colisão. Ou, ainda, seguiram em direção a um obstáculo que poderia ter sido evitado. Este erro é atribuído à falta de conhecimento da contra-exterção. As motocicletas necessitam de comandos distintos em baixa e alta velocidade. Em baixa velocidade, ou quando estamos manobrando, normalmente giramos o guidão na direção aonde queremos chegar. Em alta velocidade, o movimento é ao contrário: se queremos ir para a direita, o guidão tem que ser movido para a esquerda.

5 – Falta de treinamento

  • A falta de treinamento é um erro gravíssimo. Muitos acidentes poderiam ser evitados se os pilotos tivessem treinamento adequado, antes de entrar numa rodovia. Pilotar na cidade, em baixa velocidade, é totalmente diferente de faze-lo numa rodovia, em velocidades superiores a 100 km/h. Muitos acidentes ocorrem com motociclistas inexperientes e mal treinados. Este é um erro terrível porque acidentes com motocicleta podem ser muito sérios.

A inexperiência conduz sempre a uma pilotagem além de sua capacidade ou habilidade.

Pilote sempre com a segurança em primeiro lugar.

2 comentários:

  1. Muito bom, enviei para meu grupo de HD.
    Abs.
    Faria

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  2. Com relação a direção na pilotagem em estradas, eu não concordo em partes quando diz que vai para um lado e vira para outro.
    Isso sómente acontece quando acima de uma velocidade considerável vai entrar em uma curva de velocidade inferior.
    Porque viramos ao contrario o guidão ao revês, primeiro não viramos nada apenas pressionamos contrario a curva levemente o que ocasiona um abaixamento do centro de grávidade da motocicleta, fazendo com que ela responda mais rápidamente a inclinação que necessita para o curvamento do raio da curva.

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