domingo, 18 de julho de 2021

CPAER – Visitando o Clube Paranaense de Aeromodelismo

 

No sábado, dia 9 de julho, fui visitar o CPAER pela primeira vez.

Já conhecia o clube de nome, mesmo antes de mudar-me para Curitiba, pois meu amigo Alexandre Aguirre voava lá e sempre me mandava vídeos de seus voos.

Quando nos mudamos para Curitiba, no início de 2016, viemos morar no bairro Santa Felicidade, muito próximo (10 km) do Clube Fênix de Radiomodelismo e me tornei sócio do Fênix pela proximidade.

Durante estes cinco anos, eu e o Alexandre sempre falávamos de ir ao CPAER para que eu conhecesse o clube. Mas era aquela coisa: “sim, vamos combinar.”

No início de julho o João Maurício, instrutor de voo e sócio do CPAER, conversava comigo lá no Fênix e me convidou para conhecer o clube. Eu iniciei aquele papo de “sim, vamos combinar um dia”. Aí ele disse: nada disto, vamos marcar. E marcamos para o dia 9, às 09:00 horas!

Pedi ao João Maurício o contato do Dirceu Santos, presidente do CPAER e confirmamos a visita.

Dias antes o meu filho, nora e netos vieram de Niterói, de surpresa, para passar uns dias conosco. Como são aeromodelistas, eu os levei junto na visita.

Chegamos ao CPAER cedo, por volta das 08:30. O Dirceu nos deu a senha do portão e ao entrarmos o Haroldo Souza Jr., outro dirigente do Clube, já havia ligado e pediu ao sócio Proença para nos recepcionar.

Nos sentimos em casa, já na chegada!

Meu filho Marcus, eu e meus netos Kiko e Max, ao
chegarmos no CPAER.

Max, eu e Kiko preparando o Reno Racer para voo.

O Clube Paranaense de Aeromodelismo está situado na cidade de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba com uma área dedicada e segura para a prática de diversas modalidades rádio-controladas.

R. Humberto Castelo Branco, 1875, Jardim Amélia, Pinhais/PR

A pista principal pavimentada é orientada no sentido leste-oeste com  228 metros de comprimento e 16,5 metros de largura, com uma área de escape gramada que contorna toda a pista e oferece uma alternativa para pousos e decolagens.  Na parte norte do Clube há uma área dedicada para a prática com Drone Race, Helimodelismo e Voo Circular Controlado (VCC).

Vista aérea da pista principal pavimentada
 e área de escape gramada.

Área para VCC, helicópteres e drones.

O CPAER é filiado à COBRA – Confederação Brasileira deAeromodelismo, que provê  seguro de danos e responsabilidade civil, com cobertura  para os aeromodelistas e para a infraestrutura do Clube.

Atualmente as seguintes modalidades são praticadas pelos associados do CPAER:

  • Aviões Escala, Acrobáticos e de Velocidade
  • Helicópteros Escala e 3D
  • Drones para Imagens, FPV e Racer
  • Planadores
  • Jatos Elétricos e Turbinas
  • Voo Circular Controlado
  • Pipas Acrobáticas

O CPAER oferece ainda treinamento para os iniciantes no aeromodelismo ou para aperfeiçoamento de voo, com dois instrutores credenciados pela COBRA.

O Clube tem hoje 124 sócios e como alternativa para os aeromodelistas não associados, o CPAER adota a modalidade Day Use, que permite o uso das instalações do Clube mediante o pagamento de uma diária de R$50,00.

Algumas fotos que fizemos no CPAER durante nossa visita:








Dirceu Santos, Renato Gawlak, Haroldo Jr,
Paulo Petrocini e Adriano Freitas.





O CPAER tem uma excelente estrutura, oferecendo ainda:
  • área de boxes coberta e iluminada
  • mesas com tomadas de 127v
  • churrasqueira
  • banheiros masculino e feminino
  • rampas de acessibilidade
  • amplo estacionamento
  • controle de acesso nos portões
  • câmeras de segurança
  • Internet
  • câmera mostrando a biruta, disponibilizada ao vivo
  • sistema de alarme monitorado
Agradeço a acolhida que os diretores e sócios do CPAER nos proporcionaram e, com certeza, voltaremos outras vezes.

Um comentário: