sábado, 21 de novembro de 2020

Hangar 9 OV-10 Bronco 30cc ARF

 

A Horizon Hobby anunciou a pré-venda do mais novo aeromodelo ARF da Hangar 9: o OV-10 Bronco 30cc.

Projetado para dois motores 30-35cc a combustão ou o equivalente elétrico, o aeromodelo parece ser um futuro campeão de vendas da marca.

O protótipo

O North American Rockwell OV-10 Bronco é um avião turboélice leve de observação e ataque utilizado pela Força Aérea, Marinha e Fuzileiros Navais dos EUA.

Foi desenvolvido na década de 1960 como uma aeronave especial para combate contra-insurgência e uma de suas missões principais era controle aéreo avançado.

Ele pode carregar até 1.450 quilos de munições externas e/ou cargas internas como páraquedistas ou macas e sobrevoar um ponto por três horas ou mais.

A aeronave foi inicialmente concebida no início dos anos 1960 por meio de uma colaboração informal entre W.H. Beckett e K.P. Rice, ambos pilotos dos Fuzileiros Navais, que serviam na Naval Air Weapons Station em China Lake, Califórnia. O conceito original era uma aeronave de apoio aéreo robusta, simples e integrada com operações terrestres avançadas. Na época, o Exército americano ainda estava fazendo experiências com helicópteros armados e a Força Aérea não estava interessada em apoio aéreo aproximado.

A aeronave-conceito deveria operar a partir de bases aéreas avançadas, usando estradas como pistas. A velocidade seria de muito lenta a subsônica média, com tempos de espera muito mais longos do que um jato puro. Motores turboélice eficientes dariam melhor desempenho do que motores a pistão. As armas deviam ser montadas na linha central para obter uma mira eficiente. Os dois idealizadores preferiam metralhadoras que podiam lançar projéteis explosivos com menos recuo do que os canhões e um peso por cartucho menor do que os foguetes. A fuselagem deveria ser projetada para evitar o contra-ataque.


Beckett e Rice desenvolveram uma plataforma básica atendendo a esses requisitos e, em seguida, construiram um protótipo de fibra de vidro em uma garagem. William  Beckett, que havia ido para a reserva dos Fuzileiros Navais, foi trabalhar na North American Aviation para vender a idéia da aeronave.

Logo depois as Forças Armadas dos EUA lançaram uma licitação para o projeto de uma Aeronave de Reconhecimento Armado Leve. Onze propostas foram recebidas, incluindo: uma versão do Grumman Model 134R baseado no OV-1 Mohawk utilizado pelo Exército, Goodyear GA 39, Beechcraft PD-183, Douglas D-855, Convair Model 48 Charger, Lockheed CL-760 e a North American Aviation/Rockwell NA-300. 

O modelo NA-300 foi o escolhido, tornando-se o OV-10 Bronco.


O OV-10 Bronco fez seu primeiro voo em 16/7/1965 e entrou em serviço ativo na U.S.Air Force, U.S.Navy e U.S.Marine Corps em outubro de 1969, sendo amplamente utilizado na Guerra do Vietnam.

Deu baixa do serviço ativo nos Estados Unidos em 1995, mas continuou a ser usado por vários outros países e também pela NASA, que o utilizou como plataforma de estudos e ensaios até 2009.

O aeromodelo

O avião da Hangar 9 foi desenvolvido como um aeromodelo militar em escala gigante de baixo peso e excelente característica de voo, construído em balsa e compensado leves cortados a laser e de montagem rápida (a Hangar 9 estima em 20 horas de trabalho). 

Um trem de pouso retrátil elétrico, também em escala, encontra-se disponível.






Características do Hangar 9 OV-10 Bronco 30cc
:

Peso: entre 20 e 25 kg

Rádio: mínimo 12 canais

Comprimento: 2,87 m

Envergadura: 2,74 m em três seções.

Motorização: dois motores 30-35cc à combustão ou elétricos 120-180 brushless com 6 baterias 12s de 5.000 mAh ou maiores.

Preço: US$1.600,00 para o kit e US$2.000,00 com o trem retrátil incluído, ambos sem motorização.

Vídeos:

Dois excelentes vídeos foram disponibilizados no YouTube pela Hangar 9, que mostram os detalhes do aeromodelo e suas características de voo. 



Fiquei impressionado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário