sexta-feira, 27 de novembro de 2020

de Havilland DH-98 Mosquito: 80 anos do primeiro voo

                         

O de Havilland DH-98 Mosquito é uma aeronave de combate multiemprego bimotor, introduzida durante a Segunda Guerra Mundial. Incomum pelo fato de sua estrutura ser construída principalmente de madeira, foi apelidada de "Maravilha da Madeira" ("Wooden Wonder", em inglês). 

Em 1941, era uma das aeronaves operacionais mais rápidas do mundo.

O protótipo fez o primeiro voo em 25 de novembro de 1940 e entrou em serviço ativo na Royal Air Force (RAF) em 15 de novembro de 1941

Originalmente concebido como um bombardeiro rápido, o uso do Mosquito evoluiu muito durante o conflito sendo empregado em muitas funções: bombardeiro tático diurno de baixa a média altitude, bombardeiro noturno de alta altitude,  caça diurno ou noturno, caça-bombardeiro, ataque marítimo e foto-reconhecimento. 

Também foi usado pela British Overseas Airways Corporation como um transporte rápido para cargas pequenas e de alto valor entre países neutros, através do espaço aéreo controlado pelo inimigo. A tripulação era composta de piloto e navegador/bombardeador, sentados lado a lado. Um único passageiro podia viajar no compartimento de bombas da aeronave quando necessário.

O Mosquito voou com a RAF e outras forças aéreas aliadas na Europa. O Mosquito também foi operado pela RAF no teatro do sudeste asiático e pela Real Força Aérea Australiana durante a Guerra do Pacífico. 

Apesar da construção aeronáutica em madeira já ser considerada antiquada por alguns, a de Havilland acreditava que o sucesso com as técnicas de construção usadas para o DH-91 Albatross poderiam repetir-se no projeto de um bombardeiro rápido e leve, usando a técnica monocoque-sanduíche. 


Os argumentos a favor disso incluíam a rapidez na construção do protótipo, rápido desenvolvimento, minimização do tempo de construção do gabarito e emprego de uma categoria separada de força de trabalho. 

A fuselagem monocoque com compensado de três camadas (folha-balsa-folha) e as asas inteiras com revestimento de tecido aplicado com dope proporcionariam excelente desempenho aerodinâmico e baixo peso, combinados com resistência e rigidez. 


Ao apresentar seus argumentos, Geoffrey de Havilland, fundador e presidente da de Havilland financiou diretamente sua idéia até um estágio bem avançado do projeto, que foi um sucesso além de todas as expectativas. O bombardeiro inicial e as versões de foto-reconhecimento eram extremamente rápidas, enquanto o armamento das variantes subsequentes foi considerado bastante ofetivo.

A variante mais produzida, designada FB Mk VI (caça-bombardeiro modelo 6), era movida por dois motores Merlin Mk 23 ou Mk 25 acionando hélices hidromáticas de Havilland de três pás. 

O armamento fixo típico era composto de quatro metralhadoras Browning .303 e quatro canhões Hispano de 20 mm, enquanto a carga ofensiva consistia em até 910 kg de bombas, ou oito foguetes RP-3 não guiados.

A seção oval da fuselagem  é constituídao de um casco monocoque sem moldura construído em duas metades verticalmente separadas e formadas sobre um molde, com utilização de madeira balsa contrachapada. 

Em áreas geralmente menores, mas sujeitas a muito esforço, como em torno de aberturas e zonas de fixação, madeiras mais fortes, incluindo abetos de qualidade aeronáutica, substituíram o núcleo de balsa. As principais áreas da parede da fuselagem tinham apenas 14 mm de espessura. Juntamente com reforços em madeira de construção laminada, a cobertura compensada conferia grande rigidez e resistência à torção.

A construção da fuselagem em  metades separadas aceleraram a construção, permitindo o acesso de outros trabalhadores, conforme o trabalho progredia. Isto incluía a instalação de mecanismos de comando e cabeamento.

O acabamento final era uma cobertura de tecido aplicado com dope de vermelho, seguidas de dope de prata e pela tinta de camuflagem final.

As asas são totalmente construídas em madeira com uma única unidade estrutural em toda a envergadura, sem junta longitudinal central. Em vez disso, as longarinas iam de uma asa à outra.

No total 7.781 DH-92 Mosquito foram construídos e entregues, dos quais 6.710 durante a Segunda Guerra Mundial.

Nos anos 1950 o Mosquito foi gradativamente substituído na RAF pelo jato English Electric Canberra e sua carreira foi encerrada definitivamente em 1963. 

Várias unidades ainda estão presentes em museus, principalmente na Inglaterra e nos EUA, com poucas aeronaves ainda em condição de voo.

Características

  • Tripulação: piloto e bambardeador/navegador
  • Comprimento: 13,56m
  • Envergadura: 16,51m
  • Altura: 5,31m
  • Peso vazio: 6.486kg
  • Peso máximo de decolagem: 11.340kg
  • Motorização 2xRolls-Royce Merlin 76, V-12 arrefecido a líquido, 1.710 hp. Um dos motores era equipado com um soprador para pressurização da cabine.
  • Hélice: tripá, velocidade constante
  • Velocidade máxima: 668 km/h a 28.000 pés.
  • Teto de serviço: 37.000 pés
  • Alcance máximo: 2.100 km
  • Armamento: até 1.800kg (quatro metralhadoras Browning .303 e quatro canhões Hispano de 20 mm, além de 910kg em bombas).

O DH-98 Mosquito é bastante apreciado por aeromodelistas que gostam de modelos militares da Segunda Guerra Mundial.



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